O governo da Rússia informou que irá disponibilizar aos seus habitantes seu primeiro remédio aprovado para o tratamento de pacientes que contraíram o novo coronavírus (Covid-19) a partir da próxima semana. A medida, que foi informada pela Reuters, visa diminuir a pressão sobre o sistema de saúde e estimular o retorno à atividade econômica.
Agora, os hospitais russos poderão ministrar o tratamento através do antiviral, que foi registrado com o nome Avifavir. A empresa responsável pelo remédio o fabricará em quantidade suficiente para tratar cerca de 60 mil pessoas por mês, conforme antecipou o governo russo.
Porém, vale ressaltar que não existe vacina para a Covid-19 e os testes em humanos ainda não se provaram eficazes. Esse antiviral se mostrou promissor em alguns testes pequenos de eficiência contra o coronavírus e está sendo dado a pacientes de alguns países seguindo regras de uso compassivo ou emergencial.
O Avifavir foi desenvolvido inicialmente nos anos 1990 por uma empresa japonesa comprada mais tarde pela Fujifilm quando esta migrou para o setor de saúde.