Tensão

Tensão entre Rússia e Ucrânia aumenta e EUA temem por mais tropas na fronteira

Putin colocou um contingente de milhares de soldados na fronteira, o que aumenta o temor entre os países

Por AFP
Publicado em 19 de janeiro de 2022 | 08:19
 
 
 
normal

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, alertou nesta quarta-feira (19) que o presidente russo, Vladimir Putin, pode estar se preparando para enviar mais tropas para a Ucrânia, depois de colocar um contingente de milhares de soldados na fronteira. 

"Sabemos que há planos em andamento para aumentar esse contingente em muito pouco tempo, e isso dá ao presidente Putin a capacidade de, em um curto intervalo de tempo, de lançar mais ações agressivas contra a Ucrânia", disse Blinken durante sua visita de solidariedade à Ucrânia, em meio a temores de uma invasão russa.

Na visita, Blinken pediu ao presidente russo que escolha a "via pacífica". 

"Espero, firmemente, que possamos manter isso em uma via pacífica e diplomática, mas, em última análise, esta é uma decisão do presidente Putin", afirmou Blinken na Embaixada dos Estados Unidos, dois dias antes de se reunir com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, em Genebra.

O secretário de Estado advertiu ainda que, se Putin não seguir a via da diplomacia, estará adotando um caminho "de confrontação com consequências para a Rússia".

No encontro, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, agradeceu aos Estados Unidos por sua ajuda em "tempos difíceis". 

"Quero agradecer" pelo "apoio, ajuda militar para a Ucrânia e pelo aumento dessa ajuda (...) especialmente nestes tempos difíceis", declarou Zelensky.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!