Risco de Tsunami

Terremoto no Chile sobe para magnitude 8,2

Muitas pessoas estão deixando suas casas a pé em diversas cidades, como em Valparaíso e Iquique; cidades costeiras do Peru também estão sendo evacuadas

Por Da redação
Publicado em 02 de abril de 2014 | 00:05
 
 
 
normal

Após o forte terremoto que abalou a costa norte do Chile, o subsecretário do interior do país, Mahmud Aleuy, afirmou que o único problema até o momento tem sido muito trânsito no processo de retirada dos moradores, segundo publicou o jornal local La Tercera. Há pouco, o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) atualizou a magnitude do tremor para 8,2, de 8,0.

Imagens de TV chilenas mostram um grande número de pessoas nas ruas das cidades costeiras do norte do Chile. No início desta noite as autoridades ordenaram a retirada da população em várias cidades por causa do alerta de tsunami emitido para todo o litoral do pacífico, sendo que as ondas podem atingir inclusive o Havaí. Hospitais nas cidades costeiras também estão sendo evacuados.

No Twitter e nos jornais locais há fotos de congestionamentos e um grande número de pessoas deixando suas casas a pé em diversas cidades, como em Valparaíso e Iquique.

Há relatos de rachaduras em algumas estradas do norte do Chile, deslizamentos de terra e algumas cidades estão sem energia elétrica, mas até o momento a informação é de que não há danos mais sérios. As primeiras ondas do tsunami já chegaram em algumas cidades, mas por enquanto a onda de maior altura foi 2,5 metros, informou Aleuy ao La Tercera. Outros terremotos mais fracos deram sequência ao tremor inicial, com magnitudes de 6,2 e 5,5.

Um funcionário do escritório de defesa civil do Peru disse à Associated Press que cidades costeiras também estão sendo evacuadas por lá. 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!