Segundo informações de sites de notícias internacionais, com base em fontes de autoridades locais, um time inteiro de vôlei da Turquia estava em prédio que desabou com o terremoto de magnitude 7,8, que atingiu o país e a Síria na madrugada desta segunda-feira. De acordo com as informações, 14 jogadoras do Hatay, que disputa as divisões inferiores do campeonato turco, moravam em um prédio que foi ao chão após o tremor.  
As autoridades dos dois países atingidos pelos tremores já confirmam que mais de 2.300 pessoas morreram, e milhares ficaram feridas pelo devastador terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria, nesta segunda-feira (6), com tremores sentidos até na Groenlândia. A Turquia foi o epicentro do terremoto e, segundo o presidente Recep Tayyip Erdogan, pelo menos 2.818 prédios desabaram com o tremor, o que sugere um número de vítimas muito maior. 

Ministério da Saúde sírio também já informou que o número de mortes deve aumentar Os Capacetes Brancos, que operam nas áreas controladas pelos rebeldes na Síria, disseram que houve pelo menos 221 mortos e 419 feridos nesses setores. O tremor foi sentido às 4h17 (22h17 de domingo, no horário de Brasília) e ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).  O epicentro foi localizado no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, a cerca de 60 km da fronteira com a Síria.  

Um novo terremoto de magnitude 7,5 atingiu a região às 13h24 (7h24 no horário de Brasília), quatro quilômetros a sudeste da cidade de Ekinozu, de acordo com o USGS. Também houve cerca de 50 tremores secundários, de acordo com Ancara. Os tremores do terremoto foram sentidos até a Groenlândia, de acordo com o Instituto Geológico Dinamarquês. É muito provável que o saldo aumente rapidamente, levando-se em conta o número de prédios desabados nas cidades mais afetadas, como Adana, Gaziantep, Sanliurfa e Diayarbakir, no sudeste da Turquia. Devido ao horário do terremoto, de madrugada, a maioria das pessoas estava dormindo em suas casas. 

"Minha irmã e seus três filhos estão sob os escombros. Também seu marido, seu sogro e sua sogra. Sete membros da nossa família estão sob os escombros", disse à AFP Muhittin Orakci, ao testemunhar as operações de resgate em frente a um prédio em ruínas em Diyarbakir. "A irmã dele ainda está sob os escombros", disse uma mulher, apontando para outra vítima inconsolável na mesma cidade.  (AFP, Folhapress)