Oriente Médio

Tropas do Irã apreendem navio ligado a Israel. Veja vídeo

Porta-contêineres português MSC Aries foi abordado por helicóptero ao navegar no Golfo Pérsico em possivel retaliação a bombardeio em Damasco

Por Da redação
Publicado em 13 de abril de 2024 | 09:17
 
 
 
normal

Tropas da Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC) tomaram o navio porta-contêineres português MSC Aries a serviço de Israel, neste sábado (13.4), no estreito de Ormuz, Golfo Pérsico, segundo confirmou a agência de notícias Tasnim, ligada a Teerã. A operação ocorre em meio ao alerta de um suposto ataque do Irã a Israel em retaliação às sete mortes de integrantes da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo dois generais, por bombardeio embaixada em Damasco, no dia 1 de abril. Israel não confirma autoria do ataque.

 

Helicópteros desembarcaram tropas do IRGC no deck do navio em uma operação do tipo comando próximo à cidade de Fujaira, nos Emirados Árabes Unidos. As informações iniciais são de que pelo menos 20 marinheiros filipinos estão detidos.

 

 

O porta-contêineres MSC Aries pertence a Zodiac Maritime, empresa com sede em Londres e é integrante do Zodiac Group do bilionário israelense Eyal Ofer. A empresa ainda não se manifestou sobre o assunto. 

Troca de ameaças

Na quarta-feira (10), o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, reiterou que Israel seria "castigado" pelas mortes no bombardeio ao Clom. E o movimento libanês Hezbollah, apoiado pelos iranianos, anunciou que o disparo de "dezenas de foguetes" contra posições israelenses na sexta (12) fez parte de uma resposta aos ataques de Tel Aviv no sul do Líbano. 

Segundo o jornal "Financial Times", militares do país persa disseram a aliados e nações ocidentais que a retaliação seria feita de maneira "calibrada" para evitar um "conflito regional total".

Desde quinta (11), o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, estava em contato com o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, sobre os preparativos para um ataque iraniano contra Israel. "Se o Irã atacar de seu território, Israel vai responder e atacar o Irã", alertou o chanceler israelense, Israel Katz. Gallant afirmou ainda que Israel e EUA estão lado a lado frente à ameaça. (Atualizado às 9h30 com informações da  Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!