Efeito Trump

Vitória de Trump dispara cotação do cobre

O resultado das eleições americanas mexeu ainda com o petróleo, com a bolsa do México e com Wall Street

Por AFP
Publicado em 09 de novembro de 2016 | 18:49
 
 
 
normal

A cotação do cobre chegou nesta quarta-feira (9) ao seu maior valor em 18 meses, graças às reiteradas promessas de realizar grandes obras de construção por parte de Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos.

A cotação do cobre chegou a 5.443 dólares a tonelada às 8H00 GMT, antes de retroceder para 5.348,50 dólares. Nessa terça-feira (8) fechou a 5.248 dólares.

Pouco antes de chegar a esta cotação, o futuro presidente norte-americano pronunciou um discurso em que renovou suas promessas de grandes construções. "Vamos reconstruir nossas estradas, nossas pontes, nossos túneis, nossos aeroportos e nossos hospitais. Vamos reconstruir nossas infraestruturas, que serão inigualáveis, e fazendo isso daremos trabalho a milhões de pessoas", prometeu Donald Trump em seu primeiro pronunciamento após a vitória.

"Os preços são sustentados pel perspectiva de estímulo fiscal aos Estados Unidos em favor da infraestrutura", comentou Jens Naervig Pedersen, analista de Dankse Bank, após o discurso.

Os analistas do Comerzbank consideraram "excessiva" a "reação dos preços" e a classificaram de "não completamente explicável".

"O risco de conflitos comerciais entre China e Estados Unidos dirigidos por Donald Trump poderão pesar nas exportações chinesas", acrescentaram.

Petróleo em baixa

O petróleo abriu em baixa em Nova York, com um mercado afetado pelo clima de incerteza horas depois da vitória do republicano Donald Trump.

Às 14H00 GMT, o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em dezembro caiu 19 centavos, a 44,79 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Bolsa Mexicana cai

A Bolsa Mexicana de Valores despencou 3,18% na abertura nesta quarta (9) após a vitória de Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o que poderá trazer sérias consequências para a economia mexicana.

Em seus primeiros minutos de operação, o principal índice estava a 46.930,55 unidades, um retrocesso de 1.539,23 em relação ao fechamento de terça-feira (8).

Wall Street

Wall Street iniciou suas operações nesta quarta (9) sem direção definida, após a eleição de Donald Trump. O Dow Jones sobe 0,14% e o Nasdaq cai 0,71%.

Nos dias que antecederam a votação os mercados americanos pareceram preferir uma vitória da candidata democrata Hillary Clinton, mas a vitória de Trump não gerou, até agora, um movimento de forte queda.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!