Em um cenário de constante evolução e com um mercado cada vez mais plural, o papel da liderança tornou-se mais multifacetado. Diariamente, os gestores enfrentam uma variedade de situações que exigem uma combinação de habilidades e novas competências. E, entre elas, aparecem alguns desafios, como a retenção de talentos e o desenvolvimento de equipes.

Segundo dados do Panorama Gestão de Pessoas Brasil, mais de 90% dos profissionais acreditam que o desenvolvimento e a retenção de funcionários são responsabilidades de todos os gestores, e não apenas da área de recursos humanos.

Para enfrentar esses desafios de maneira eficaz, é essencial que os líderes cultivem uma mentalidade de aprendizado contínuo e estejam dispostos a evoluir com o tempo. A capacidade de liderar com visão, empatia e responsabilidade é outro diferencial na construção de organizações bem-sucedidas no futuro.

Na Ambev, por exemplo, passamos por uma transformação significativa ao evoluir nosso modelo de negócios para uma plataforma, o que também trouxe mudanças na cultura e na liderança. Nessa jornada, nossa experiência na organização mostrou que, ao valorizar o passado enquanto abraçamos o futuro com inovação e escuta ativa, conseguimos criar um ambiente de trabalho que promove o crescimento compartilhado e a alta performance de forma equilibrada e sustentável.

Nesse processo, também vivenciamos uma importante mudança de um modelo de liderança diretiva – aquele que acredita que experiências passadas são suficientes para definir o caminho – para um modelo de liderança facilitadora, que observa o contexto atual e enfrenta situações novas constantemente. Esse novo líder constrói o caminho junto com a equipe, ouvindo, colaborando e formando times diversos.

Também estamos preparando nossos colaboradores para uma carreira de longo prazo, como uma maratona, garantindo que cada indivíduo esteja bem preparado em um ambiente de segurança psicológica, confiança e pertencimento. Para isso, desenvolvemos programas para todos os públicos da companhia, com foco no conhecimento e crescimento contínuo, sempre reconhecendo a importância da colaboração e da escuta ativa.

A capacidade de aprender continuamente, ouvir, adaptar-se às novas realidades e cultivar uma mentalidade colaborativa é fundamental para qualquer líder enfrentar os desafios do futuro, contribuir para a sustentabilidade do negócio e apoiar o desenvolvimento de sua equipe.

(*) Camilla Tabet é diretora de gente da Ambev