De acordo com o estudo realizado pelo Ipec e publicado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), 57% dos brasileiros não conhecem os conceitos de consumo abusivo, e outros apresentam forte resistência à sua definição. A falta de conhecimento sobre moderação chama a atenção para um ciclo preocupante.
Ainda de acordo com o estudo, algumas mudanças de hábito dos brasileiros podem trazer retornos significativos para o bem-estar da população. Entre os exemplos destacados, a prática de alternar o consumo de bebidas alcoólicas e zero álcool é uma estratégia eficaz para promover o consumo responsável e consciente.
Seguindo essa lógica, a Ambev atua fortemente como uma das principais promotoras da moderação, tendo uma agenda dedicada a disseminar conhecimento sobre o assunto há mais de 20 anos.
A importância do tema dentro da companhia é tamanha que foi criada, há 16 anos, uma data focada em celebrar os avanços na pauta e reforçar o compromisso da Ambev com a moderação. O lucro proveniente do consumo indevido dos nossos produtos não nos interessa.
Nesta caminhada, governo e iniciativa privada andaram lado a lado para grandes avanços no Brasil, com a proibição do consumo de álcool por menores de idade, a criminalização da associação entre bebida alcoólica e direção e, agora, nesta fase mais recente, a Ambev tem apostado fortemente na geração de inovações que atinjam os mais variados públicos para promover a moderação entre os brasileiros, por meio de um portfólio abrangente e acessível.
Para ter uma ideia do tamanho da relevância do tema, somente nos últimos dois anos foram investidos mais de R$ 45 milhões em iniciativas que propagam a moderação, por meio de inovações em produtos, inteligência artificial, com mais de dez startups e centros de inovações envolvidos, e ativações em eventos, conscientizando consumidores de forma direta e indireta.
São anos de trabalho para trazer experiências inesquecíveis para o nosso público, mas sem nunca deixar de ouvi-lo e de colocar em prática tudo aquilo que faz parte do nosso propósito para gerar impacto positivo para o Brasil e para os brasileiros.
Para nós, beber é uma escolha pessoal. Caso decida beber, beba devagar, intercalando sempre com água. Não se esqueça de se alimentar e sempre dê preferência às bebidas de baixo teor alcoólico. E não se esqueça, nunca beba sozinho.
Sabemos que ainda temos uma extensa caminhada pela frente para reduzir o consumo nocivo de álcool no Brasil, mas estamos certos de que, junto do nosso ecossistema, vamos transformar a relação do consumidor com a bebida, promovendo novos hábitos consistentes de consumo responsável e garantindo um futuro com mais razões para brindar.
(*) Rodrigo Moccia é diretor de relações institucionais da Ambev