Rafael Dantas

Inteligência Artificial e experiência do cliente

Uma nova era de interatividade

Por Rafael Dantas
Publicado em 01 de julho de 2023 | 07:00
 
 
 
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Experiência personalizada, atendimento humanizado e contato rápido e eficiente são algumas das práticas oferecidas para desenvolver uma jornada do cliente com qualidade. 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e têm expectativas mais altas em relação à experiência que desejam receber, e, para que as empresas consigam atender essas demandas, o uso de Inteligência Artificial (IA) tem sido fundamental para garantir o aprimoramento contínuo da experiência do cliente.

A adoção de ferramentas que integram os canais de comunicação da empresa, como mídias sociais, chatbots e aplicativos móveis, pode ser complexa e requer investimento contínuo em recursos e treinamento. Isso envolve garantir que todos os funcionários compreendam a importância da experiência do cliente e estejam alinhados com os valores e objetivos da empresa.

Entre algumas evoluções que a IA pode proporcionar para as organizações, podemos citar o atendimento cada vez mais personalizado por meio da coleta de dados, os famosos chatbots com aprendizagem mais rápida e orientada à resolução dos problemas dos clientes, a análise preditiva, buscando sempre evitar que um cliente se torne detrator ou deixe de ser cliente, e até mesmo por meio de IAs avançadas, a análise de sentimentos sendo uma possibilidade.

Ou seja, a tecnologia tem potencial de melhorar significativamente a experiência do cliente, oferecendo um atendimento mais personalizado, eficiente e proativo. Ao aproveitar os recursos da IA, as empresas podem otimizar suas operações, construir relacionamentos mais fortes com os clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, é importante garantir que sua implementação seja ética e transparente e respeite a privacidade dos dados dos clientes.

Além dos chatbots, podemos citar outras ferramentas, como IBM Watson Customer Experience Analytics, Nuance Virtual Assistant, Amazon Personalize, entre outros, que auxiliam na coleta e análise de grandes volumes de dados sobre os clientes.

Esse material será usado para entender as preferências, comportamentos e necessidades individuais, possibilitando que as empresas façam recomendações personalizadas, sugestões relevantes e até mesmo criação de experiências customizadas para cada cliente.

Com o uso da IA é possível customizar a experiência do cliente em tempo real. Com base nas interações anteriores, histórico de compras e preferências, a IA pode adaptar recomendações, ofertas e conteúdo de forma imediata, proporcionando uma experiência mais relevante e cativante.

Para as empresas que ainda estão resistentes à implementação dessas tecnologias em seus processos, é preciso entender que a jornada do cliente é o que definirá o sucesso do negócio. 

Ao investir no desenvolvimento de uma experiência positiva e personalizada para seus clientes, você está investindo no sucesso em longo prazo da sua empresa.

Rafael Dantas é superintendente da Câmara Americana
de Comércio de Belo Horizonte

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