Rafael Dantas

O propósito dos colaboradores dentro das empresas

Inspirar pessoas a ponto de buscarem objetivo e resultados únicos

Por Rafael Dantas
Publicado em 03 de dezembro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Numa recente pesquisa denominada “Indicador Nacional de Propósito (INP)” que aborda as lideranças brasileiras com base no conceito de propósito, impacto em carreiras, gestão e tomadas de decisões, elaborado pelas empresas de Belo Horizonte Selpe, voltada para estratégias em Recursos Humanos, e Expertise, que desenvolve inteligência de mercado para grandes marcas, mostrou com base em dados e insights o conceito para lideranças nacionais e como ele impacta nas organizações.

Na metodologia, ficou destacado que no primeiro semestre de 2022, foram realizadas 252 entrevistas com empresas com mais de 100 funcionários (dos setores de comércio, serviços e indústria), localizadas nas cinco regiões do Brasil. Essa amostra permitiu ler os resultados de forma a considerá-las estatisticamente representativas da percepção e opinião das pessoas entrevistadas. Foram ouvidos os responsáveis por gestão e desenvolvimento de carreira dentro das empresas – sejam eles profissionais de RH ou líderes em times diversos, como vendas, marketing, financeiro, entre outras áreas.

Sentidos e intenções

Um ponto chave ficou na definição de entender o que era “propósito” que de acordo com as empresas responsáveis pela pesquisa foi definido como: “sentido que damos e a intenção que colocamos nos nossos objetivos, decisões e ações, com a finalidade de gerar impacto em nós mesmos e nos ambientes onde estamos”.

Essa pesquisa também destacou que um líder pode impactar uma empresa de maneira positiva e negativa. Na liderança positiva, é destacado as recompensas, resultados, competências e habilidades de equipe. Por outro lado, se o destaque é dado às penalidades e aos erros, o líder está utilizando a liderança negativa. Nesse segundo caso, é possível conseguir um desempenho aceitável em algumas situações, mas com elevados custos humanos.

Os líderes com estilo negativo costumam agir de forma a dominar os seus liderados, colocando-se como superiores e amedrontando a todos com artifícios, como ameaças. Esse é o perfil de pessoas que são chefes, e não líderes.

Propósito individual

O propósito é individual de cada líder. Cada um tem o seu. Conforme naquilo que acredita e busca. Obviamente, por ser líder, parte deste propósito deve passar por pessoas, no intuito de apontar, direcionar e desenvolver cada uma delas. Mais do que o propósito do líder é fundamental a sua liderança em inspirar as pessoas ao ponto de buscarem um objetivo e resultados únicos.

As empresas até podem atingir resultados, mas com custos humanos muito altos quando entram em desacordos. É provável que ela tenha alta rotatividade, tenha resultados inconstantes, maiores dificuldades para atrair talentos, dentre outros. O caminho fica muito mais árduo. Quando você consegue liderar com um propósito, a equipe flui assim como os resultados.

Portanto, é importante entender que cada conceito de gestão teve seu tempo e sua importância. Eles não são antagônicos, fazem parte de um mesmo processo, a diferença é que todo processo é mutável e aperfeiçoado. Isso é que deve ser buscado nos conceitos de gestão, comunicando com clareza tudo o que está acontecendo ao redor da empresa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!