Rafael Dantas

Uma boa liderança não fica em cima do muro

Criar momentos especiais de sintonia e conexão

Por Rafael Dantas
Publicado em 22 de outubro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Ao falarmos de liderança, é primordial que devamos conhecer o conceito que essa palavra está relacionada. Liderar é nada mais que a prática de influenciar nos comportamentos das pessoas no dia a dia, seja no meio corporativo, nos esportes, na governança do país ou até mesmo dentro de um condomínio, por exemplo. Uns nascem líderes, já outros desenvolvem essa habilidade com o passar dos anos. Mas aí vem uma pergunta: é possível se preparar para ser um bom líder? Caso sim, como?

No século XXI, as características essenciais de um bom líder estão voltadas para aquelas pessoas que saibam se comprometer com a saúde mental daqueles que estão ao seu lado. Ao longo da história tivemos casos de repressão por parte de falsos líderes e dessa forma, vieram as necessidades de olhar para quem está do lado e, com isso, influenciar de maneira positiva e transformar pessoas em bons líderes.

A autenticidade precisa estar com o líder. É importante não fazer devaneios na hora de usar da sua liderança. Não entre em “joguinhos”. Ser transparente é ter voz e com isso mostrar aos seus liderados confiança. É determinante mostrar sabedoria. Ser um “grande professor” ajuda a influenciar e ser assertivo ao falar com as pessoas. Um exemplo: nunca aconselhe os outros sobre uma experiência que você nunca passou – caso contrário, pode colocar a pessoa em risco. Líderes só dizem que sabem quando realmente sabem.

Ao longo da vida o ser humano passa por "reciclagens de ideias” – talvez alguns ainda não, mas muitos pensavam de uma forma e resolveram mudar. A mudança traz medo e incertezas, mas, quando é feita de maneira que possa trazer um “legado” positivo e de crescimento individual ou até mesmo coletivo, vale a pena. Reconhecer também os fracassos é valoroso para crescer e prosperar. É o “guia da vida” que vai apontar os maus momentos e como fazer para não os repetir.

O líder aproveita o seu tempo de maneira valiosa. Ele deve estar disponível e aberto para encontrar, ouvir e falar com as multidões. Muitas vezes, um funcionário só quer que seu líder preste atenção ao esforço que ele está fazendo. Para isso é imprescindível criar momentos especiais que trazem sintonia e conexão entre os envolvidos dentro daquela organização ou lugar. Os líderes memoráveis estão extremamente sintonizados às necessidades de seus colaboradores, à cultura e ao tom da instituição que ele defende.

Olhar para os talentos de quem nos cerca é manter uma equipe unida, forte e plural para novas ideias. Estar muito atarefado e não olhar para o lado é a chance ideal de perder aquele “ativo” que estando ao seu lado poderá caminhar e trazer bons frutos. Portanto, a liderança é feita sobre pessoas e quem esquecer ou deixar isso de lado vai perder. Será esquecido. Seja motivador, tenha autoconfiança, não esqueça que ser equilibrado e inspirador à frente do time é fundamental na hora de estimular.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!