Entre os títulos cotados para assumir a faixa Edição Especial da Globo, Salve Jorge (2012) se destaca pelo enredo popular, de ação e denúncia social. Escrita por Gloria Perez, a novela abordou o tráfico internacional de pessoas, a exploração sexual e as armadilhas que vítimas brasileiras enfrentam no exterior, além de explorar o romance entre Morena (Nanda Costa) e Theo (Rodrigo Lombardi).

Morena, moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, aceita uma proposta para trabalhar na Turquia, sem imaginar que está caindo em uma armadilha da quadrilha chefiada por Lívia Marine (Claudia Raia), uma empresária sofisticada que comanda o tráfico de mulheres. Lá, Morena descobre que foi traficada e passa a lutar pela própria liberdade e pela prisão dos criminosos, contando com a ajuda da delegada Helô (Giovanna Antonelli).

Ao longo da trama, Morena enfrenta o cativeiro, a prostituição forçada, planos de fuga frustrados e a perseguição constante da máfia. Paralelamente, vive idas e vindas com Theo, capitão do Exército, que desconhece o que ela sofreu e se envolve com outras mulheres, como Érica (Flávia Alessandra) e até com a vilã Lívia. A novela também destacou a rivalidade de Morena com Rosângela (Paloma Bernardi), que acaba colaborando com os traficantes.

Bastidores de Salve Jorge

Nos capítulos finais, Morena consegue colaborar com a polícia, desmonta a quadrilha de tráfico e resgata sua filha, sequestrada a mando de Lívia. A vilã termina presa e os protagonistas se reconciliam. Theo, Morena e a pequena Jéssica retornam ao Complexo do Alemão, onde são recebidos com festa, encerrando a novela que conquistou o público com romance, ação e denúncia social.

Você está lendo um conteúdo originalmente publicado no Observatório da TV. Confira mais em: https://observatoriodatv.com.br