Fique de olho

Por que não emprestar cartão de crédito?

Você sabe quais são os riscos de emprestar seu cartão de crédito? Entenda agora por que isso pode ser uma cilada

Por EmCash
Publicado em 06 de setembro de 2022 | 11:36
 
 
 
normal

Emprestar cartão de crédito pode parecer uma boa ideia para ajudar amigos e familiares que estão com dificuldade financeira ou que precisam de um cartão com limite maior. Mas a verdade é que isso pode ser uma cilada. 

Sabe a expressão “amigos, amigos, negócios à parte”? Pois ela vale aqui também. Por mais que você tenha uma relação de confiança com a pessoa, a compra no cartão será uma dívida feita em seu nome. E, se não for paga em dia, pode trazer diversas consequências negativas para o seu dia. 

Entenda agora por que não é recomendado emprestar cartão de crédito e quais os riscos que isso acarreta. 

Por que não emprestar cartão de crédito? 5 riscos 

Uma pesquisa do SPC Brasil mostrou que 19% dos brasileiros pedem cartão emprestado e 20% compram parcelado nesses cartões de terceiros. 

Embora seja uma prática usual no país, é muito arriscada para quem empresta, veja por quê: 

Você pode entrar nos juros rotativos 

Os juros rotativos do cartão de crédito são a principal armadilha que faz com que diversas pessoas fiquem endividadas. E, pior: entrem em uma bola de neve de dívidas, que é difícil de sair. 

O rotativo é como um empréstimo oferecido pelos bancos e operadoras de cartão para quem não conseguiu pagar a fatura total do cartão em dia. Você até pode ficar 30 dias em atraso com esse restante da parcela (que não conseguiu pagar no prazo), mas paga juros altíssimos – mais de 300% ao ano - a cada dia de atraso. 

Se a pessoa que pegou o seu cartão não pagar a fatura, portanto, você entra nos rotativos e terá uma dívida muito maior, somando a conta do cartão e os juros. 

Entenda as diferenças entre cartão de crédito, débito e pré-pago

Pode ficar com o nome sujo 

É preciso lembrar que o titular do cartão é você. Dessa forma, o banco não saberá que foi o seu amigo que deixou de pagar a fatura. Ele vai cobrar de você. 

Ao ficar inadimplente, isto é, não pagar a dívida do cartão, é o seu CPF que será negativado nos órgãos de proteção ao crédito (como SPC e Serasa). Ou seja, é você que ficará com o nome sujo. 

Isso tem diversas consequências para sua vida, como ser impedido de: 

  • Fazer um financiamento 
  • Pegar um empréstimo 
  • Fazer um crediário 
  • Emitir um novo cartão de crédito 
  • Pagar compras em prestações 
  • Fazer um aluguel imobiliário, dentre outras. 

Pode ficar sem limite no cartão 

Quando alguém usa o cartão, o limite de crédito aprovado vai diminuindo. Se o terceiro pegar o seu cartão emprestado e fazer compras caras, você pode ficar sem limite suficiente para comprar quando quiser. 

Você até pode solicitar um aumento do limite no banco, mas isso pode demorar ou a instituição financeira pode negar, a depender do seu score de crédito e outras variáveis. 

Além disso, ao aumentar o limite, você pode passar da sua capacidade de pagamento mensal e as chances de perder o controle financeiro ficam maiores. 

Fica mais suscetível a golpes 

Se você empresta os dados do seu cartão para outras pessoas, principalmente se isso for feito por meio de mensagens pelo celular, WhatsApp, redes sociais, e-mails ou envio de fotos do cartão, você fica muito mais vulnerável a golpes financeiros.

Compartilhar os dados do cartão pela internet é um perigo, já que os golpes virtuais e as clonagens de cartão de crédito têm sido cada vez mais comuns. 

Você pode perder o seu cartão 

Ao emprestar, você também fica mais suscetível a perder o cartão de crédito, já que ele não estará mais em sua posse, guardado na carteira. 

Perder o cartão pode dar uma verdadeira dor de cabeça, já que, caso outra pessoa encontre, ela terá todos os seus dados e pode fazer compras em seu nome. 

Se isso acontecer com você, ligue imediatamente para a operadora do cartão e faça o cancelamento para evitar novos prejuízos. Depois disso, você ainda ficará um prazo sem cartão, até que a nova via chegue ao seu endereço. 

Emprestar cartão de crédito é crime? 

Esta é uma dúvida comum para muitas pessoas que desejam pegar o cartão de outra pessoa emprestado ou quando alguém pede para utilizar o seu. Mas emprestar cartão de crédito com consentimento do titular não é crime

A situação só se torna ilegal, como crime de estelionato, se esse empréstimo for feito sem a autorização do dono do cartão. 

Além disso, pode ser considerado agiotagem no caso de empresas e financeiras que fazem empréstimos por meio do cartão de crédito a pessoas físicas e jurídicas. 

Fez uma dívida no cartão? Saiba como solucionar! 

Bom, se você já emprestou o seu cartão de crédito a uma pessoa e acabou entrando em dívidas com juros altos, não se desespere. Há soluções para isso. 

De fato, o cartão de crédito é um dos principais motivos de endividamento no Brasil, por causa das altas taxas, que acabam tornando a dívida inviável de ser paga. 

Para sair dessa situação, você pode trocar essa dívida por outra que seja mais barata, ou seja, que tenha taxas menores. 

Suponha que você esteja devendo R$ 5.000 no cartão de crédito e os juros rotativos estejam em 12,5% ao mês. Com o passar do tempo, essa dívida terá juros sobre juros e a dívida ficará muito alta. 

Se você, por exemplo, fizer um empréstimo consignado de R$ 5.000 através de uma fintech como a EmCash, ele pode ter juros de cerca de 1,67%, o que torna essa dívida muito mais barata e fácil de pagar. 

O crédito consignado é uma das formas de empréstimo com menor taxa no mercado. Isso porque as parcelas serão descontadas diretamente da sua folha de pagamento salarial, o que dá maior garantia ao banco ou instituição financeira, e permite os juros mais baixos. 

Com parcelas mais baratas por mês, logo você conseguirá sair dessa situação. Falamos mais sobre isso neste artigo no blog da EmCash. Leia e veja como substituir sua dívida do cartão por uma com juros menores. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!