Crédito

Score de crédito: como melhorar sua pontuação da Serasa?

Você sabe o qual é seu score de crédito? Leia agora tudo sobre essa pontuação de crédito

Por Equipe EmCash
Publicado em 15 de fevereiro de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Score de crédito é uma pontuação existente no mercado de crédito que, basicamente, avalia se o consumidor é um bom pagador ou não. Ou seja, se a pessoa tem muitas dívidas e não costuma arcar com seus compromissos financeiros, o score abaixa e o mercado acompanha essas oscilações na pontuação.

Por outro lado, se o consumidor raramente fica inadimplente e paga suas contas em dia, o score será alto.

Mas, o que isso significa? Quais as consequências de ter um score alto ou baixo? Como melhorar sua pontuação? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje!

O que é score de crédito

“Score” é uma palavra em inglês que significa, justamente, pontuação ou placar de pontos, como em um jogo esportivo. É um modelo criado pelo mercado de crédito para avaliar o risco de se emprestar dinheiro para um consumidor.

Ao falarmos em “emprestar dinheiro”, estamos nos referindo a qualquer forma de crédito:

- Comprar de forma parcelada no cartão;

- Pedir um empréstimo bancário;

- Pedir um novo cartão de crédito;

- Fazer um empréstimo consignado;

- Financiar um imóvel, veículo ou até a faculdade;

- Fazer um crediário

- Fazer um seguro de carro, imóvel, de vida e outros.

Para saber se você é ou não um bom pagador, as instituições fazem uma consulta nos cadastros dos serviços de proteção ao crédito, como o Serasa. Mas é importante dizer que o Score de crédito não é a única forma de avaliação.

Quando vão fazer a análise de crédito, os bancos, instituições financeiras, seguradoras, lojas de departamento avaliam também outras questões. Seu

histórico bancário, sua comprovação de renda, declaração do Imposto de Renda, dentre outros fatores são levados em consideração nessa decisão.

E o Score Serasa?

A Serasa Experian é um dos órgãos de proteção ao crédito no Brasil e, atualmente, o mais conhecido deles. Consequentemente, é um dos mais consultados pelos credores na hora de conceder empréstimo, fazer vendas e outras formas de crédito.

O score Serasa segue a mesma lógica de pontuação que vamos mostrar abaixo, mas a diferença é que você deve consultar pelo próprio sistema do Serasa Consumidor para saber qual o seu score.

Além da Serasa, você ainda pode ter cadastros no SPC, Boa vista – SCPC, Quod e DEPS.

O que é um score alto ou baixo

A pontuação do score de crédito vai de 0 a 1000 pontos. Quanto mais próximo de 1000, melhor é o seu score e maior a probabilidade de você ter acesso ao crédito que precisa.

Normalmente, o mercado classifica pelo score da seguinte forma:

- 0 a 300 pontos: Baixo score, com alto risco de inadimplência

- 300 a 700 pontos: risco médio

- 700 a 1000 pontos: score alto, com baixo risco de inadimplência e grande probabilidade de conseguir crédito.

Pessoas com score abaixo de 400 precisam encontrar maneiras de aumentar a pontuação, caso queiram fazer um financiamento, por exemplo. Pelo alto risco, as empresas financeiras entendem que é muito provável que esse consumidor não vai pagar ou vai atrasar o pagamento das prestações e isso não é bem-visto pelo mercado.

Leia também: Como economizar e cortar os gastos invisíveis nas contas de casa

Como consultar seu score

Agora que você já entendeu quais as pontuações do score Serasa, pode fazer a consulta para saber a sua pontuação atual.

Lembre-se que o score é o resultado de uma vida inteira de transações financeiras, já que ele avalia todo o seu histórico, desde que abriu sua primeira conta ou fez seu primeiro pedido de crédito. Por isso, de tempos em tempos sua pontuação muda.

Você pode fazer a consulta em qualquer serviço de proteção ao crédito (Serasa, SPC Brasil, Boa vista – SCPC, Quod e DEPS), mas vamos mostrar aqui um passo a passo no sistema do Serasa para dar como exemplo:

1. Acesse o Serasa Score, site específico da Serasa Experian para a pontuação;

2. Clique em “Consultar agora”;

3. Faça o cadastro da sua conta, inserindo seus dados pessoais;

4. Pronto! O seu score aparecerá na tela.

Uma das vantagens do Serasa Score é que ele inclui tanto o seu histórico de dívidas cadastradas na Serasa, como também do SPC Brasil.

Como aumentar seu score: 4 dicas

Se você consultou seu score e a pontuação não está tão boa, não se preocupe, esta é uma situação, infelizmente comum no Brasil, já que 70% da população está inadimplente.

Se o seu score está baixo, existem algumas maneiras para fazer a pontuação crescer. Porém, nada tem efeito imediato e serão necessárias algumas semanas para que o mercado entenda a movimentação e atualize seu score.

Veja só quais são as boas práticas que podem fazer seu score de crédito aumentar:

1. Mantenha os dados cadastrais na Serasa atualizados

Quando você se cadastra na plataforma, ela puxa seu histórico financeiro e isso pode ser prejudicado caso seu cadastro esteja errado. Mudou de conta bancária? Mudou de casa? Atualize seu cadastro.

2. Pague as contas em dia

Um dos principais erros do brasileiro é perder a data de vencimento dos boletos ou faturas do cartão de crédito. Se você pagar as contas sempre no prazo, o sistema vai entender que você é um bom pagador e isso aumentará o seu score de crédito.

3. Limpe seu nome

Ter o “nome sujo”, ou seja, o CPF negativado nos sistemas de crédito, reduz bastante a sua pontuação. Por isso, tente renegociar suas dívidas e quitá-las.

As empresas credoras têm até cinco dias úteis para retirar a dívida do seu CPF. O prazo começa a contar depois que você pagar o valor total da dívida, se pagar à vista, ou a partir do pagamento do primeiro boleto, caso tenha parcelado a dívida.

4. Faça o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um cadastro financeiro estabelecido pela Lei 12.414/2011, que cria o seu currículo financeiro com base no seu bom histórico de pagamentos. Ao contrário do cadastro negativo, em que as empresas veem apenas as suas inadimplências, dívidas e negativações, no positivo ela vê as contas e as dívidas pagas.

Isso passa uma imagem mais positiva, o que pode aumentar seu score.

Se você está sempre endividado e seu score está baixo, será preciso também ter um planejamento financeiro bem estruturado. Não sabe como fazer? Então, acesse o link e saiba tudo sobre o orçamento pessoal e como se planejar financeiramente.

Aos poucos, você vai se organizando para quitar as dívidas, pagar as contas em dia e ainda juntar um dinheiro no fim do mês!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!