Mais um evento internacional

Estádio Independência é candidato a sede da Copa do Mundo Sub-17

Fifa vai utilizar estádios menores na competição, que acontece em outubro e novembro deste ano; anúncio oficial deve acontecer em 11 de julho


Publicado em 18 de junho de 2019 | 15:19
 
 
 
normal

Vem aí outra competição internacional no Brasil, e Belo Horizonte, mais uma vez, entra na rota para ser cidade-sede. Entre 26 de outubro e 17 de novembro, o país recebe a Copa do Mundo Sub-17, organizado pela Fifa. Em fevereiro, a entidade desistiu de realizar o evento no Peru e passou a bola para o Brasil.

Em tratativas com a CBF, a federação internacional decidiu que vai utilizar estádios menores, em praças não contempladas pelas Copas das Confederações (2013) e do Mundos (2014). A intenção é dividir o torneio por regiões próximas, para facilitar o deslocamento.

Nesse sentido, os estádios Kléber Andrade, em Cariacica (ES), Olímpico e Serrinha, em Goiânia (GO), e Bezerrão, no Gama (DF), praças com capacidades para 20 mil torcedores ou menos, devem ser confirmados como sedes no dia 11 de julho, quando se dará o sorteio das chaves.

Mas, além deles, o Independência está no páreo, tratado como forte candidato nos bastidores. Por estar geograficamente centralizada, a capital mineira é vista com bons olhos para ser sede, principalmente pela facilidade de voos com as principais cidades do país. E como a Fifa não quer usar grandes arenas – como o Mineirão –, o Horto, com capacidade para 23 mil torcedores, torna-se uma alternativa barata e viável.

Mesmo com a agenda preenchida por partidas do Atlético, na Série A, e América, na Série B, o Mundial Sub-17, em tese, não exigiria exclusividade, ou seja, seria possível encaixar partidas do torneio internacional em meios às partidas locais.

No período de três semanas da competição Fifa, há dois jogos do Galo e três do Coelho agendados para o Independência, que não precisariam ser transferidos para outros estádios.

O Mundial Sub-17 será disputado por 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro equipes, seguindo depois com oitavas, quartas, semifinal e final.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!