A Suzuki do Brasil apresentou a nova V-Strom 650XT ABS 2018 com muitas alterações de motor e de visual. Ela chega às lojas muito mais modernizada tecnologicamente, quase uma outra moto, com um bom pacote eletrônico, além de ter recebido uma acertada remodelação no desenho estético, remetendo ao modelo maior de sua linha, a V-Strom 1000. Dessa forma, além de mais atrativa, a moto ficou com um porte mais imponente.
Na ciclística não houve alterações. A veia aventureira e a praticidade em todo terreno continuam sendo um destaque. E isso foi até melhorado por meio de mais de 50 modernizações no motor (que ganhou maior desempenho) de dois cilindros em V, que a deixou mais esperta e mais elástica no uso do dia a dia na cidade e nas estradas também.
No quesito eletrônica embarcada, a Suzuki 650XT recebeu um controle de tração (três modos: dois ligados e um desligado), o ABS digital leve e o Assistente de Baixa RPM, que facilita a pilotagem urbana controlando o motor e fornecendo maior torque em baixas rotações.
Segundo a Suzuki, as pequenas atualizações e remodelações e a redução de peso se transformarem em maior versatilidade e controle, permitindo o ganho força com a motorização com resposta muito mais esperta. O modelo 2018 já está disponível em toda rede da marca com três opções de cores: amarelo, branco e preto ao preço sugerido de 41,5 mil.
Motor atualizado
A Suzuki V-Strom 650XT continua com a motorização de dois cilindros em V com refrigeração a líquido e assistida a óleo. O motor de 645 cc, DOHC com oito válvulas, foi modernizado pela engenharia da fábrica e ganhou mais torque, agora 6,2 kgfm, em baixa, e maior potência, atingindo 71 cv. Ele agregou muitas peças e recursos tecnológicos, como o sistema de injeção (bico de dez furos), pistões com revestimentos especiais, para aumentar a durabilidade e o comando duplo com outro acerto nas aberturas das novas válvulas, além das velas duplas mais centralizadas para melhorar a combustão.
Outro recurso avançado que se adotou foram as placas de direcionamento do vento para o radiador, melhorando a refrigeração e desviando o ar quente dos pés do piloto, uma vez que o novo escape está posicionado em baixo – por conta disso, há possibilidade de portar três bauletos.
Na ciclística a V-Strom 650 se sobressai por conta de seu chassi de alumínio, que se difere daqueles dos concorrentes. A moto teve, também, o tanque (de 20 L) e o banco estreitados para melhorar a postura e o apoio dos pés no solo com tranquilidade. Para garantir o conforto, há um grande para-brisa com três regulagens de posição.
Mas não ficou só nisso! A Suzuki caprichou em sua moto aventureira, que também tem boas suspensões alongadas, e vem equipada com painel LCD multifunções, sistema de partida com um toque no botão, luz de LED nos faroletes e aquecedor de punho opcional.
As duas versões em que é oferecida, com rodas raiadas ou de liga leve, usam pneus iguais: 110/80-19 e 150/70-17 o traseiro. A nova V-Strom 650XT vem também com redução de 1kg em relação ao modelo anterior. Veja mais em: suzukimotos.com.br.
Ficha Técnica: V-Strom 650XT
Motor: V2, 645 cc, DOHC, 8 válvulas refrigeração a líquido e auxiliada por radiador de óleo
Potência: 71 cv a 8.800 rpm
Torque (força): 6,2 kgfm a 6.400 rpm
Câmbio: 6 marchas
Chassi: alumínio
Freios ABS: (D) disco (T) disco
Pneus: (D) 110/80-19 (T) 150/70-17
Tanque: 20 L
Peso cheio: 214 kg
Preço em SP: 41,5 mi
MOTONOTÍCIAS
*O número de mulheres usando motos está crescendo cada vez mais. De acordo com dados divulgados pela Abraciclo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Motos, o aumento do número de mulheres motociclistas foi de 50,1% nos últimos seis anos. A entidade diz que, em 2012, rasil4.512.755 CNHs categoria A femininas, e este número subiu para 6.771.933 em 2017, representando uma fatia de 22% entre todos os brasileiros habilitados. Sejam bem-vindas.
*A inédita Yamaha Ténéré 700 (pode ou não continuar com esse nome) já está participando de um evento na Austrália, exclusivo de apaixonados por Ténéré. O protótipo (projeto a ser definido) dela foi apresentado em 2016, sob o nome de T7. Com o sepultamento da boa XT 660, a Ténéré 700 (ou MTX 700) deve ser a provável substituta natural. O seu lançamento pode ocorrer no segundo semestre na Europa e deve incluir o Brasil. Aguardemos.
* Só uma motocuriosidade de quase R$ 3 milhões: uma moto inglesa de 1951, a Vincent HRD Black Lightning, uma série especial limitada para corridas, foi leiloada, em Londres, Inglaterra, por exatos US$ 929 mil. Essa raridade de moto podia atingir 196 km/h. A moto está original e funcionado perfeitamente.
*Agende aí! Faltam menos de 50 dias para o 21º Encontro Nacional de Motociclistas em Curvelo, a 170 km de BH. Um dos maiores encontros de motociclistas do Brasil, tem entrada franca, na linda e espaçosa praça da Estação Ferroviária. Só a lista de bandas de rock já vale a viagem. Realização: MC Zangões Brasil com a participação do lendário DJ Jabur KM. Eu estarei lá.
Passeio Pra Motos
* 5º Encontro de Motociclistas das Lajes em Resende Costa. Realização: MCs Os Aventureiros e Pilantras. (32) 988 118 937.
SÁBADO
* Supermotopoint Fantasmas do Asfalto em BH. Show de rock com Vaner Figueira e a banda Ronnd Sixx. (31) 997 228 249.
DOMINGO
* ITA Moto Rock 2018 em Itabira. Banda André Katz. Realização: G12, Grupo dos 12 MCs de Itabira. (31) 996 762 004.
* 18° Motopoint Marrecos Brasil em BH. Entrada franca. (31) 975 134 657.