A Kawasaki Versys 1000 2020 chega ao Brasil no fim de julho em duas versões: a Standard, por R$ 55.500, e a Grand Tourer (GT), por R$ 67 mil ainda mais incrementada de tecnologia e acessórios.
O visual, mais estreito e atraente, foi inspirado na esportiva Ninja, tem para-brisa regulável, mais alto na GT, e revela duplo farol em LED, que também equipa as setas e a lanterna. A versão GT, como top de linha, tem acessórios especiais, entre eles três malas, dois faróis direcionais auxiliares na carenagem, acionados de acordo com a inclinação nas curvas, suspensão eletrônica, câmbio Quick Shifter (troca sem uso da manete e mais rápida) e painel digital TFT com bluetooth e seus derivativos de navegação, via App Rideology.
O aparato eletrônico da nova Versys 1000 deriva das superesportivas e inclui os três modos de controle de tração, a central inercial (IMU), que monitora a força do motor e a dinâmica do chassi durante a curva, controlando, junto com o ABS, a força de frenagem e a potência do motor. Além disso, oferece mais segurança e controle. Inclui, também, piloto automático acoplado ao acelerador eletrônico para controle da velocidade.
A ciclística é destaque do modelo, pois além dos itens eletrônicos, soma-se o novo chassi, que é mais estreito (melhor encaixe e mais controle) e construído em treliça tubular de alumínio. As suspensões são totalmente reguláveis, sendo monoamortecida atrás e telescópica invertida na frente – regulagem eletrônica na versão GT. Os freios são de esportivas com dois grandes discos na frente (310 mm) e um atrás (250 mm), com pinças radiais, dotadas de ABS avançado e gerenciado pelo sistema de monitoramento central. Tem destaque o tanque de 21 L, que confere boa autonomia. O peso é de 253 kg, na Standard, e 257 kg na GT.
O motor é um item que a Kawasaki dispensou especial atenção. Ele tem acertos na injeção e na programação que o deixam com respostas esportivas na estrada e comportamento dócil, porém esperto e forte na cidade. Trata-se de um quatro cilindros em linha, de 1.043 cc, cabeçote de 16 válvulas e refrigeração líquida. A potência chega a 120 cv a 9.000 rpm e 10,4 kgfm de torque a 7.500 rpm. O câmbio é moderno e tem seis marchas, sendo a transmissão final por corrente.
A Kawasaki Versys 1000 2020 chega em duas cores: verde para a versão GT e laranja na Standard. O modelo não é o mais potente do segmento, mas oferece um excelente pacote de equipamentos e bom custo-benefício.
Ficha Técnica
Motor: Quatro cilindros, 1.043 cc, cabeçote de 16 válvulas e refrigeração líquida.
Potência: 120 cv a 9.000 rpm.
Torque: 10,4 kgfm a 7.500 rpm.
Pneus: 120/70 - 17 (D) 180/55 - 17 (T).
Tanque: 21 L.
Peso: 257 kg.
Freios ABS: (T) disco (D) 2 discos.
Preço GT: R$ 67 mil.
MOTONOTÍCIAS
* Será nesse fim de semana a 3º Etapa do GP Gerais no Circuito dos Cristais. Sonho de muitos mineiros, o autódromo internacional, em Curvelo, tem fomentado o esporte da motovelocidade nas Minas Gerais e oferece boa estrutura para receber toda família.
* Amanhã acontece a grande campanha solidária “Doe Sangue. Doe Vidas...”, no Hemominas Centro, realizada por motociclistas. A organização é do motociclista Geraldo Soares e a participação é de todos os motociclistas, motoclubistas e motoboys. Seja solidário. Faça a sua parte, das 8h às 16h. Informações: (31) 992 600 630.
PASSEIO JACAREMOTO
FIM DE SEMANA
* 18º Encontro de Motociclistas em Pirapora. Realização: MC Kalangos do Sertão. (38) 999 190 143.
* 20º Moto Rock 2019 em Araçaí. (31) 984 973 828.
* 10º Encontro do MC Papa Road em Carangola. (32) 999 703 297.
* 13º Barroso Moto Fest em Barroso. (32) 999 648 432.
* 7º Moto Fest em Ubaporanga. (33) 984 019 844.
SÁBADO
* 2º Moto Rock em Guanhães. (33) 988 719 012.
DOMINGO
* 3° Etapa do GP Gerais de Motovelocidade em Curvelo. (31) 999 396 783.
Fonte: jacaremoto.com.br