A Vespa é uma motoneta icônica. De origem italiana e com desenho clássico, guarda na recordação de muitos motociclistas antigos a sensação de experiência boa em que as lambretas dominavam o imaginário das duas rodas desde seu lançamento, na década de 1950. Com idas e vindas no mercado brasileiro, eis, de volta, a scooter mais famosa do mundo.
Desta feita, a Piaggio, dona da marca Vespa, resolveu aumentar a linha de scooters distribuídos no Brasil, que conta hoje com Vespa Classic VXL 150, Vespa GTS Super 300 e Vespa GTS 300. A Vespa Club 125 é a nova integrante da lista e será lançada no Salão Duas Rodas, que começa na próxima semana, em SP.
A Club 125 chega para facilitar a adesão dos amantes da marca com preço que a fabricante diz ser acessível – R$ 14 mil. Mesmo sendo um modelo básico, com rodas aro 10 em liga leve e freios a tambor combinados (CBS), a Vespinha tem o seu charme com o desenho retrô, que não deixa de chamar à atenção por onde passa. Ela vem equipada com o câmbio CVT automático.
Por ser uma Vespa, guarda a tradição de beleza do desenho com linhas italianas sofisticadas. É uma moto vistosa com aparência limpa e com bom acabamento em todos os equipamentos, declara a marca.
A motorização, que antigamente era por sistema de dois tempos, evoluiu e adota um moderno monocilíndrico de quatro tempos, 125 cc, refrigerado ar. Ele tem três válvulas com cabeçote de alumínio, além de gerenciamento de tempo variável de faísca. A potência chega a 9,5 cv a 7.250 rpm e o torque alcança 0,99 kgfm a 6.250 rpm.
A suspensão dianteira é a tradicional da marca de braço único e na traseira usa um amortecedor. A nova Vespa Club 125 2020 estará disponível nas lojas ainda nesse ano com as cores azul, cinza, amarelo e vermelho, ao preço de R$ 14 mil.
Em comparação com os scooters da Honda, de preço mais baixo e motorização mais moderna, ela deixa a desejar. Mas sempre pode agradar o visual clássico e o nome Vespa estampado no frontal debaixo do tradicional farol redondo.
Ficha técnica - Vespa Club 125
- Motor: um cilindro, quatro tempos, 125 cc, três válvulas e refrigeração a ar
- Potência: 9,5 cv a 7.250 rpm
- Torque: 0,99 kgfm a 6.250 rpm
- Câmbio: CVT
- Chassi: estampado em aço
- Freios CBS: (T) tambor (D) tambor
- Rodas: (D) aro 10 (T) aro 10
- Preço: R$ 14 mil
MOTONOTÍCIAS
* Quem vai ao centro de qualquer cidade vê muitas cores vivas em movimento rápido. São os motoboys com as mochilas quadradas de cores vivas dos aplicativos Rappi, IFood e Uber Eats, que estão subvertendo a lei e trazendo muita insegurança para os próprios entregadores e prejuízo para os motoboys legalizados.
* Esses aplicativos empregam qualquer pessoa com moto. Não precisa usar colete refletivo, protetor de penas e nem a antena corta linha como a Lei do Motofrete exige dos trabalhadores legalizados. E não temos visto a fiscalização sobre essa ilegalidade. É certo que breve veremos o aumento de acidentes, pois a correria para fazer mais entregas é de praxe nessa categoria de inexperientes, que a crise econômica criou.
* A outra consequência dos apps é o descrédito das leis, tão comum no Brasil, e a insegurança no trânsito. Fizeram os motoboys investirem em cursos, equipamentos e cursos para a legalização a fim de obterem as placas vermelhas. Mas as vantagens deles são poucas e são preteridos na hora de entregas pelos restaurantes. A cada dia menos profissionais revalidam suas carteiras de motofrete em BH. Os aplicativos dominaram tudo sem cumprir a Lei do Motofrete.
PASSEIO JACAREMOTO
FIM DE SEMANA
* Encontro de Motociclistas em Guanhães. (33) 999 770 203.
SÁBADO
* 1º Aniversário MC Caveiras de Malta em Dores do Indaiá. (37) 999 073 477.
* 1º Motofestival de Cerveja em Igarapé com show de rock. (31) 997 675 085.
DOMINGO
* Motopoint Hulk´s Moto Group em BH. (31) 975 969 888.
TERÇA
* 15º Salão Duas Rodas em SP, de 19 a 24/11. (11) 3060-4717.
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