Editorial

Ampliar a vacinação da Covid para maiores de 40 anos

Acesso à imunização para conter agravamento dos casos do coronavírus no Brasil

Por Editorial O TEMPO
Publicado em 21 de junho de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

O Ministério da Saúde autorizou a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para maiores de 40 anos. Até então, a medida estava valendo apenas para profissionais de saúde, imunossuprimidos e, desde o início do mês, maiores de 50 anos. Trata-se, como disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, uma iniciativa para proteger a população contra os casos mais graves do coronavírus.

Os registros de contágio têm se acelerado em todo o país devido à presença de variantes mais eficientes na transmissão e o relaxamento dos cuidados com prevenção. Apesar de as médias móveis de mortalidade terem avançado mais de 70% em duas semanas, o número de óbitos não é maior  justamente por causa da vacinação, com oito em cada dez brasileiros tendo recebido pelo menos uma dose.

Os dados do Ministério da Saúde apontam que, não receber o imunizante aumenta em seis a nove vezes o risco de contrair a forma grave da Covid-19 ou mesmo de evoluir para o óbito. Uma informação que, infelizmente, não tem chegado da forma correta para a população. O governo federal estima que 62 milhões de pessoas não procuraram ainda os postos de saúde para a terceira dose, mesmo havendo vacina suficiente para atender a demanda sanitária.

De acordo com relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) pelo menos 28 milhões de doses podem perder o prazo de validade se não forem aplicadas até agosto. Além das vidas que elas poderiam proteger, essas vacinas desperdiçadas significam um prejuízo de pelo menos R$ 1,2 milhão para os cofres públicos por desconhecimento ou mesmo por campanhas de desinformação contra as vacinas. Elas são eficientes, estão disponíveis e cabe às pessoas procurá-las para evitar o avanço da Covid-19.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!