Nesta segunda-feira (26), a jornalista Adriana Araújo lança nas plataformas digitais o podcast Sou a Mãe Dela. Bancado por ela própria, o projeto tem por objetivo lutar contra o preconceito com os deficientes, ajudar mães que sofrem com esse preconceito e colaborar para a inclusão. A âncora do Jornal da Band fala de sua experiência pessoal com a filha Giovanna Araújo.
Giovanna foi diagnosticada com hemimelia fibular. A síndrome rara afeta o desenvolvimento da fíbula, osso longo inferior do corpo humano que, junto à tíbia, é responsável pela sustentação corporal. Essa condição levou a filha de Adriana a ter que submeter-se a 10 cirurgias para que pudesse caminhar com as próprias pernas, e hoje é formada em Medicina.
A jornalista relata que decidiu tornar sua história com a filha pública – num livro lançado pela Globo Livros em 2020, com o mesmo título do podcast – quando Giovanna completou 18 anos, a fim de mostrar que o “sim” também pode fazer parte das vidas de filhos com deficiência e suas mães, após tantos anos passando muitas vezes pelo “não” em situações de discriminação, impedimentos e olhares tortos.
“Só no Brasil, os registros oficiais contam quase 20 milhões de pessoas com deficiência. São 40 milhões de pais e mães que enfrentam os desafios diários de lidar com o nosso maior obstáculo: o preconceito. Educar o olhar das pessoas é uma ação que precisa ser perene, e as ações precisam ser contundentes”, declara Adriana.
No podcast Sou a Mãe Dela, a jornalista reencontra os principais personagens de sua trajetória com a filha, em meio a muitas alegrias e a cura de antigas feridas.
“O primeiro médico que fez as primeiras cirurgias da Giovanna com poucos dias de vida; o último médico que fez as cirurgias mais delicadas; a professora primária que ensinou os colegas a acolher; o professor de piano que criou uma técnica para uma pessoa com dois dedos na mão direita; o pai de coração que
ganhou uma filha, e uma filha que ganhou um pai; a saga para cursar e se formar em medicina em uma universidade pública; a batalha para criar luvas médicas para quem não tem todos os dedos nas mãos, além de vários personagens e várias passagens que marcaram a nossa trajetória pela inclusão”, conta Adriana.
Produzido pela Trovão Mídia, o podcast Sou a Mãe Dela tem seis episódios, cada um com duração que vai de 30 a 40 minutos, que serão disponibilizados semanalmente. O projeto entra nas plataformas Spotify, Apple Music e Deezer.