Na última semana, com o tema de FAST, o Samsung TV Plus dominou o Rio2C, levando importantes nomes do cenário para apresentar ao público um pouco mais sobre o ecossistema que faz com que o modelo de streaming funcione.
Para isso, a ideia foi explicar as principais engrenagens da máquina, como estratégias para crescer, como criar um canal, quais conteúdos impactam os brasileiros, como os dados são utilizados e quais as formas de monetizar com uma plataforma ou canal em FAST. Foi um dia inteiro dedicado ao tema, com seis painéis – que contaram com speakers nacionais e internacionais – promovidos pelo Samsung TV Plus.
Considerado um termo novo para muitos, FAST (Free Ad-Supported Streaming TV) é nada mais do que TV, mas com uma curadoria de conteúdos específicos, além de uma ampla oferta de canais de interesse geral.
Tudo isso, alinhados com anúncios publicitários segmentados, que conectam as marcas com públicos com potencial interesse, como explicou Aline Jabbour, Diretora Sênior do Samsung TV Plus LATAM. Em pouco mais de quatro anos atuando no território nacional, a base de TVs conectadas Samsung já atingiu mais de 22 milhões de devices e a plataforma planeja crescer e impactar ainda mais consumidores.
Apesar de novo, os streamings de FAST estão entre os 10 aplicativos mais assistidos no Brasil, como apontou Maria Rúa Aguete, Head de Monitoramento e Avaliação da OMDIA, empresa independente responsável por análises especializadas na cobertura global de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia. Em seu painel, Maria apontou que o Brasil sente essa necessidade por conteúdos gratuitos de boa qualidade e isso faz com que o FAST esteja chamando atenção dos espectadores.
Netflix, Prime Video, Globoplay, Disney+ e Paramount+ compõem o top 5 entre as plataformas de streaming, e somados correspondem a quase 75% do consumo, à frente de Max, YouTube Premium e outros, mais nichados.
Segundo os dados apresentados, mais de 45% dos usuários de TVs Smart assistem aos conteúdos disponibilizados no aplicativo Samsung TV Plus. O Brasil se destaca dentro da América Latina como líder regional e o segundo maior mercado internacional em faturamento, saindo de pouco mais de US$ 100 milhões em 2024 para uma previsão de US$ 303 milhões em 2029, de acordo com dados apresentados por Maria.
Com o panorama de FAST global devidamente apresentado, o evento seguiu com uma lupa local, destacando um tipo de conteúdo com uma alta demanda e aderência: o ao vivo, com o Painel ‘O Impacto do Conteúdo ao Vivo no FAST’ com moderação de Evandro Figueira, VP da IMG.
Seguindo o exemplo do jornalismo, o Samsung TV Plus apresenta duas vertentes da CNN disponibilizados 24 horas por dia na plataforma – CNN Brasil e CNN Money – o que, para Virgílio Abranches, VP de Jornalismo e Conteúdo na CNN, funciona como democratização do conteúdo.
“A democratização do conteúdo é uma característica que anda de mãos dadas com o jornalismo. Então, quando você alcança mais pessoas no modelo FAST, que é de fácil acesso, esse objetivo é alcançado”, explica Virgílio.
Outro grande representante da oferta de conteúdo ao vivo no Samsung TV Plus é a CazéTV. Teresa Penna, Head de Distribuição do canal,apontou que “a CazéTV no FAST é complementar aos outros modelos de consumo. A nossa meta é fazer o esporte crescer. Nós participamos dos principais eventos e pretendemos levar essas transmissões diferentes ao público. O FAST contribui para o nosso propósito e faz isso acontecer”.
Teresa explicou também em painel que o objetivo da CazéTV ao entrar no FAST era expandir a distribuição, e que um dos melhores resultados foi durante as Olimpíadas, evento esportivo que trouxe milhões de espectadores ao canal. “Nossa adaptação a este modelo foi fácil e fez muito sentido para o negócio. O Samsung TV Plus vem com esse lugar de super aplicativo, então pensamos que a estratégia mais assertiva era estar onde o consumidor está”, finaliza Teresa.
A curadoria de conteúdo – como o ao vivo – é apenas um dos pilares para a construção de uma plataforma de sucesso. No Painel ‘Estratégias de Plataforma – Diferentes Caminhos para Crescer com FAST’, Aline Jabbour e Fabricio Proti –SVP de Ad Sales e Multiplaforma LATAM e Country Manager Brasil da Pluto – compartilharam as jornadas do Samsung TV Plus e Pluto, respectivamente.
As duas iniciativas apresentam um crescimento constante, levando em conta elementos fundamentais para o sucesso, como conteúdo relevante que ressoe com a audiência local, refreshs constantes, oferta de canais de nicho para atender às demandas de um público específico, melhorias contínuas na interface, garantindo a melhor experiência para o usuário, e um refinamento criterioso da oferta, permitindo que o público tenha acesso à conteúdo de qualidade, totalmente grátis.
O painel contou com a moderação de Luís Camargo, Head de Parcerias para Mídia e Entretenimento LATAM da Google, trazendo seu olhar e expertise do mundo digital. O consenso do painel foi que o termo FAST é algo da indústria, mas, trazendo para a realidade user-centric, “FAST é TV”, afirmou Aline.
Você está lendo um conteúdo originalmente publicado no Observatório da TV. Confira mais em: https://observatoriodatv.com.br