Posso falar sobre o assunto de hoje com propriedade, pois até pouquíssimo tempo eu fazia parte daqueles que negligenciam e romantizam a obesidade. Cuidar do nosso corpo vai muito além da saúde, é um dever cristão.

Em sua carta aos Coríntios, Paulo nos ensina que nosso corpo não nos pertence, pois nos tornamos templo do Espírito Santo e somos usados para glorificar a Deus. Portanto, preciso cuidar daquilo que é de Deus e me foi emprestado, pois prestarei contas de tudo que me foi confiado.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6:19-20)

Por muito tempo, ouvi dentro de casa – e muitos de vocês também devem ter ouvido – que o importante é ser saudável. Lembro-me de como, em outros tempos, ser 'gordinho' era frequentemente visto como um sinal de saúde.

Posso dizer que não é uma luta fácil, mas quem disse que o cristão tem vida fácil? O que precisamos fazer é buscar ajuda de quem pode nos auxiliar de fato.

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:13)

Não pense que Deus não pode operar uma transformação na sua área alimentar.

Entenda que, sozinhos, não somos capazes de controlar nossas vontades, pois temos dificuldade em nos deixar guiar pelo Espírito.

"Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." (Provérbios 25:28)

A falta de domínio próprio nos leva à destruição do corpo, da nossa saúde e, consequentemente, da nossa vida. Isso impacta não somente a nós, mas também as pessoas ao nosso redor.

Uma reflexão interessante, especialmente para os homens: você cuida super bem do seu carro, sempre escolhe o melhor combustível para ele... por que não escolhe melhor o que coloca para dentro do seu corpo?

"Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja." (Efésios 5:29)

Precisamos entender, de uma vez por todas, que essa é uma luta que sozinhos não daremos conta. Já tentei várias vezes e falhei em todas.

Se necessário, procure ajuda médica, conte com o apoio de familiares, amigos verdadeiros e, principalmente, de Deus.

Oro neste momento para que Deus derrame sobre mim e sobre você o fruto do Espírito do domínio próprio, para que possamos ver o alimento como algo para o nosso bem e não como uma fuga para as nossas emoções. Que possamos levar a Deus todas as nossas preocupações e medos.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." (Gálatas 5:22-23)

Um grande abraço e até a próxima!