Eu não sei se você tem percebido, mas temos vivido numa sociedade onde, cada vez mais, os conceitos estão relativizados. Ou seja, não há mais certo ou errado — tudo depende do ponto de vista. Ou pior: tudo deve ser aceito.

E é curioso observar como essa relativização acontece em vários aspectos, desde os relacionamentos amorosos até mesmo o nosso relacionamento com Deus.

Por mais absurdo que seja, existem, no Brasil, organizações criminosas que, em nome de Deus, cometem terríveis atrocidades — quando, na verdade, a própria existência dessas organizações já contraria tudo o que Deus ensina.

Será mesmo que Deus aceita tudo isso?

Você já deve ter ouvido a frase: “Deus é amor e aceita as pessoas como elas são, não tem nada de errado em agir dessa maneira.”

Será mesmo?

No Evangelho de João, nós temos um exemplo que nos mostra que a verdade não é bem assim. No caso da mulher que foi pega no ato de adultério, Jesus a acolhe, mas repreende o pecado:

“Eu também não a condeno. Vá e não peque mais.” — João 8:11

Acabamos de aprender com Jesus que devemos amar o pecador em todas as circunstâncias, mas jamais aceitar o pecado. Ou seja, Deus aceita as pessoas como elas são, mas não tolera o pecado que elas cometem. Ele também nos orienta quanto a isso na carta de Judas, irmão de Jesus:

“Tenham compaixão daqueles que vacilam na fé. Resgatem outros, tirando-os das chamas do julgamento. De outros ainda, tenham misericórdia, mas façam isso com grande cautela, odiando os pecados que contaminam a vida deles.” — Judas 1:22-23

De uma vez por todas: não podemos relativizar o nosso relacionamento com Deus.

Pois, se dizemos que amamos a Deus, devemos seguir os seus ensinamentos.

“Amar a Deus significa obedecer a seus mandamentos. E seus mandamentos não são difíceis.” — 1 João 5:3

Que Deus possa falar ao seu coração, neste dia, sobre a importância de não relativizar o relacionamento com Ele. Deus nos ensina que devemos amar o pecador, mas odiar o pecado.

Há o certo e o errado. Não podemos interpretar e viver a Palavra de Deus de acordo com a nossa necessidade ou vontade.

Que Deus derrame entendimento em sua mente para compreender os seus ensinamentos e lhe dê sabedoria para colocar em prática os seus mandamentos no seu dia a dia.

Um grande abraço e até a próxima semana!