Viver como cristão em um mundo onde os princípios se invertem a cada dia parece ser mais fácil na teoria do que na prática. Principalmente se a intenção for agradar a todos que estão à sua volta.

Para um cristão, viver em meio a ameaças, hostilidades e perseguições não é novidade. Que tal darmos uma olhadinha na Primeira Carta de Pedro?

Ela foi escrita por volta do ano 64 d.C., para os cristãos que estavam na Ásia Menor, atualmente a região da Turquia. Ali, eles sofriam perseguições e eram vítimas de calúnias, acusações falsas e situações semelhantes ao que hoje chamamos de “fake news”.

Já se passaram quase dois mil anos, e essa carta continua mais atual do que a mais nova inteligência artificial do mercado. Quer ver?

Logo no primeiro capítulo, Pedro destaca como deve ser o comportamento no dia a dia de um cristão:

“Sejam filhos obedientes. Não voltem ao seu antigo modo de viver, quando satisfaziam os próprios desejos e viviam na ignorância. Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’.” — 1Pedro 1:14-16

Quando aceitamos o convite para caminhar com Jesus, precisamos abrir mão dos nossos desejos. Não podemos continuar fazendo as mesmas coisas de antes. Tudo em nós é transformado pela presença de Jesus em nossa vida.

No segundo capítulo, Pedro fala sobre o respeito às autoridades, afirmando que, por causa do Senhor, devemos nos submeter a todas as autoridades humanas, mesmo que sejamos acusados falsamente. Pois é, não é fácil... mas vamos seguir em frente, porque tem mais.

Se você é casado ou casada, também tem um recado nesta carta para você. Pedro deixa a seguinte instrução para a esposa:

“Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer à Palavra, será conquistado por sua conduta, sem palavra alguma, mas por observar seu modo de viver puro e reverente.” — 1Pedro 3:1-2

E para nós, maridos, atenção ao que ele diz:

“Da mesma forma, vocês, maridos, honrem sua esposa. Sejam compreensivos no convívio com ela, pois, ainda que seja mais frágil que vocês, ela é igualmente participante da dádiva de nova vida concedida por Deus. Tratem-na de maneira correta, para que nada atrapalhe suas orações.” — 1Pedro 3:7

Não pense que acabou por aí. Para fechar com chave de ouro, vamos ler mais um pouco da carta:

“Amados, não se surpreendam com as provações de fogo ardente pelas quais estão passando, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrem-se muito, pois essas provações os tornam participantes dos sofrimentos de Cristo, a fim de que tenham a maravilhosa alegria de ver sua glória quando ela for revelada.” — 1Pedro 4:12-13

O que posso dizer depois disso tudo é que, apesar de ser uma carta bem curta, com apenas cinco capítulos, ela é profunda e nos traz muitos ensinamentos. Vale a pena dar uma lida na carta completa.

Pedro escreveu há quase dois mil anos, mas suas palavras são tão práticas e atuais que fazem dessa carta quase um manual para os dias malucos em que vivemos.

Um grande abraço e até a próxima semana!