Comunicar fatos desfavoráveis ao negócio é uma atitude que enfrenta resistência entre muitos empresários e gestores. Afinal, ninguém quer pôr sua imagem em risco.

No entanto, muitas vezes essas fragilidades acabam sendo expostas contra a vontade da empresa, e a atitude de omiti-las pode ser interpretada como desonestidade. Por isso, a falta de transparência pode trazer grandes prejuízos para a imagem da organização.

Deixar de se posicionar diante de um problema ou ocultar informações como resultados negativos e conflitos internos pode parecer uma ideia tentadora.

No entanto, tal atitude pode tirar credibilidade da empresa perante os stakeholders, ou seja, fornecedores, investidores, parceiros, clientes ou grupos de interesse de modo geral.

A transparência empresarial é cada vez mais valorizada no mercado. De acordo com o relatório Social Media & Evolution of Transparency, realizado pela empresa de mídia social Sprout Social entre mil consumidores dos Estados Unidos, 86% deles consideram importante que a empresa seja transparente.

A pesquisa perguntou ainda se os consumidores estariam dispostos a dar uma segunda chance a marcas transparentes depois de uma má experiência, e a resposta foi positiva para 85% dos entrevistados.

O surgimento de problemas é natural em uma organização, sejam expectativas que não foram atendidas, imprevistos que impediram a concretização de planos anunciados anteriormente ou até mesmo acidentes. Porém, na maioria das vezes, o fator decisivo é a forma como a empresa se posiciona diante deles.

Nesse momento, a transparência é importante não somente para superar esses obstáculos, mas também como uma oportunidade para demonstrar know-how, conquistar confiança dos stakeholders e adquirir credibilidade.

Um exemplo de política de transparência utilizada de forma bem-sucedida foi a gestão de crise da Johnson&Johnson na década de 80, quando a empresa foi vítima de uma sabotagem. As decisões da diretoria diante do problema foram totalmente pautadas pela honestidade. Os produtos defeituosos foram recolhidos imediatamente, os atingidos foram devidamente indenizados, e as demandas da imprensa foram prontamente atendidas.

Utilizando essa estratégia, a empresa conseguiu contornar a crise e resguardar seu legado, que dura até os dias atuais.

No entanto, para usar a transparência a seu favor, é preciso planejamento e estratégia. É necessário ser capaz de visualizar os limites e distinguir as informações relevantes daquelas sensíveis e sigilosas. Saber agir de maneira honesta sem deixar de se preservar é uma característica das empresas que são referência em governança corporativa, se destacam no mercado e enxergam oportunidades nos problemas que surgem.