MEU DINHEIRO

Educando seu filho financeiramente

Ao educarmos nossas crianças, estamos ajudando na saúde financeira de nossa família

Por Carlos Eduardo Costa
Publicado em 03 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

A educação financeira de nossos filhos tem uma importância muito grande nos dias de hoje. As dificuldades são grandes. Mas a recompensa será enorme.

Primeiro, porque, ao educarmos nossas crianças, estamos ajudando na saúde financeira de nossa família. Hoje as crianças são parte integrante da vida financeira de uma família. Elas ajudam no consumo das famílias, escolhendo produtos, sugerindo marcas e muitas vezes decidindo o que e onde comprar.

Então será importante para as crianças terem conhecimentos para ajudar de uma forma equilibrada. Elas devem aprender, por exemplo, a diferença entre querer algo e precisar de algo, ou seja, nem tudo que nós queremos, nós precisamos.

Essa preocupação com a educação financeira de nossos filhos também terá um impacto muito grande no futuro deles. Sendo crianças com uma boa consciência financeira, elas se tornarão adultos bem resolvidos neste tema. Hoje, ao darmos assistências para pessoas e famílias no seu planejamento financeiro, muitas vezes vemos adultos repetindo o mesmo comportamento desequilibrado financeiramente que tinham quando crianças.

A falta de uma correta formação durante infância e adolescência é a razão do surgimento de um adulto totalmente despreparado para lidar com sua vida financeira.

Mas como devemos proceder? Mostrando, ao longo do crescimento de nosso filho, os valores que serão importantes para a sua boa formação financeira. Segundo a educadora Cássia Aquino, o correto processo de se educar uma criança para lidar com dinheiro deve abarcar quatro conceitos importantes: ensiná-los como ganhar, como poupar, como gastar e como doar.

Para ensinar como ganhar, temos de mostrar aos nossos filhos os valores do trabalho e a importância da sua formação. Ensinar a poupar é pouco a pouco diminuir a necessidade de imediatismo que nasce com as crianças. Ensinar a gastar é ensinar a fazer escolhas. Uma boa oportunidade é quando vamos às compras junto com nossos filhos.

Ensinar a doar é ensinar nossos filhos a serem generosos. E não somente a generosidade financeira, mas também a importância da doação de tempo, atenção, talento.

Mas, como tudo em educação, o mais importante é o exemplo que os pais dão para os seus filhos. Não adianta nada pais que fazem todo um discurso para os seus filhos sobre os diversos valores da educação financeira, mas no dia a dia têm uma vida financeira completamente desestruturada. Essa é a imagem mais forte que ficará para eles!

Curta nosso perfil no Instagram.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!