MEU DINHEIRO

Juntos somos mais fortes

Quanto mais pessoas envolvidas, maiores são as alternativas possíveis!

Por Carlos Eduardo Costa
Publicado em 11 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

As recentes dificuldades enfrentadas pelos brasileiros em suas vidas financeiras podem se transformar em uma excelente oportunidade para envolver toda a família na busca por melhores alternativas. No Brasil, existe uma resistência muito grande de conversar sobre dinheiro com o cônjuge ou com os filhos. Mas diante dos desafios impostos pela situação econômico-financeira do nosso país, é fundamental romper essa resistência.

Uma analogia ajuda a explicar a importância da mudança de hábito. Como todos da família estão no mesmo barco e as condições do mar não estão muito boas, é importante que todos remem com bastante sintonia e na mesma direção para que se possa chegar com segurança no porto mais próximo.

Muitas famílias estão sentindo a necessidade de mudar hábitos e qualquer mudança terá muito mais chance de sucesso se contar com o envolvimento de todos. Além disso, uma melhor distribuição dos sacrifícios que por ventura sejam necessários diminuirá a resistência às mudanças.

Quanto mais pessoas envolvidas, maiores são as alternativas possíveis!

Dicas para aumentar o envolvimento familiar na vida financeira

  • Defina um dia do mês (ou da semana) para que todos da família possam se sentar e conversar sobre a vida financeira. 
  • Distribua tarefas importantes para o controle das finanças para cada um da família. Uma pessoa poderá ser a responsável pela pesquisa de preços, outra pela anotação dos gastos e uma terceira pelo acompanhamento do gasto de energia elétrica. 
  • Estabeleça em conjunto um objetivo de redução em algumas despesas da casa. Peça sugestões para se alcançar este objetivo. 
  • Defina em conjunto alguns sonhos da família para serem realizados no curto, médio e longo prazo. 
  • Priorize a busca com criatividade de situações que possam reunir a família. Estar juntos é um excelente investimento!
  • Comemore os avanços alcançados. Celebrar também é importante.

Nota de esclarecimento: “O texto publicado na coluna Meu Dinheiro, do Super Notícia, utilizando texto de O Estado de S. Paulo como base, está errado. Aliás, o próprio jornal corrigiu a reportagem e publicou ampla resposta da Tree Part, omitida pela coluna. Sobre a Zero10, uma plataforma de mediação de compra e venda de ativos digitais, o grupo Tree Part esclarece ter tido as atividades encerradas em atendimento a orientações técnicas da CVM, apesar de sua operação jamais ter estado sujeita ao órgão. O Programa Zero10.Club foi suspenso e, apesar de não ser regulada pela CVM, a suspensão total do programa foi realizada em demonstração de boa-fé, respeito à autarquia federal e de sua política interna de compliance.”

Curta nosso perfil no Instagram. Crie bons hábitos em 2019. Invista em sua educação financeira.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!