CELEBRAÇÃO

Berlim convida os mineiros a comemorar os 35 anos de queda do muro

Representantes do Visit Berlin, órgão oficial de promoção da capital alemã, estiveram em Belo Horizonte para promover o destino junto à imprensa e às agências de viagens

Por Paulo Campos
Publicado em 21 de maio de 2024 | 16:11
 
 
 
normal

Berlim é uma das capitais europeias que mais se modernizaram, sem, no entanto, perder sua história. Na semana passada, o Visit Berlin, órgão oficial de promoção da capital alemã, reuniu imprensa e agências de turismo no restaurante Coco Bambu, no bairro Anchieta, para falar das comemorações dos 35 anos da queda do muro e lançar as novidades para este ano na cidade europeia. O evento foi conduzido por Carlo Carbone, gerente de mercado para a América Latina da entidade.

Atualmente, Berlim é a terceira cidade mais visitada da Europa, com 25 milhões de turistas, atrás apenas de Londres e Paris. Mas Carbone enfatiza que a capital alemã ainda não recuperou os números de visitantes brasileiros pré-pandemia. O Brasil está na 18ª posição no ranking como emissor de turistas do país, mas  ocupa segunda posição em número de pernoites. Em 2023, foram 158 mil pernoites de brasileiros, uma alta de 24,3% em relação a 2022. No primeiro trimestre deste ano, foram 33 mil pernoites, 10% a mais do que o mesmo período do ano passado. O brasileiro têm ainda a segunda estadia mais longa de todos os mercados, 3,5 noites. Atualmente, não há voos diretos do Brasil para a cidade, apenas conexões.

Além das comemorações dos 35 anos da queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro, a cidade terá grandes eventos, como o Fête de La Musique, concertos gratuitos de diversos estilos musicais em mais de 200 palcos espalhados pela cidade em 21 de agosto; o Kreuzberg Festival, que celebra a cultura local de 28 a 30 de junho; o Opera for Everyone, concertos de música clássica ao ar livre em 13 de julho, e a Euro Copa 2024, com as famosas Fan Zones de 14 de junho a 14 de julho.

A queda do muro será lembrada em exposições e instalações interativas por toda a cidade e também no Berlin Wall Memorial e no Tränenpalast, uma espécie de posto de fronteira onde os berlinenses orientais e ocidentais encontravam os parentes. O pavilhão aonde isso acontecia ganhou o nome de "Palácio das Lágrimas", porque as pessoas vertiam lágrimas ao se despedir dos familiares que partiam. Ainda nas celebrações, o Stasi Museum exibirá a exposição "Revolution and The Fall of The Berlin Wall"

A efervescência cultural não se limita apenas às celebrações da queda do muro. Há muitos outros motivos para se visitar a capital da Alemanha neste ano. A Old National Gallery celebra, de 19 de abril a 4 de agosto, o 250º aniversário do artista Caspar David Friedrich – famoso por pintar paisagens alemãs de forma alegórica – com a exposição "Infinite Landscapes", oferecendo uma retrospectiva extensa do influente pintor romântico. Já a New National Gallery sedia, de 9 de junho a 6 de outubro, uma exposição abrangente de Andy Warhol, reunindo mais de 250 peças do iartista pop.

Em pleno verão europeu, Berlim oferece aos visitantes tours gastronômicos, a retomada da famosa fábrica de chocolate Swade, food markets espalhados por todos os cantos e cervejarias artesanais como a Berliner Berg, que virou um ponto turístico. O visitante ainda pode explorar a cidade nos famosos bikes tours e garimpar produtos regionais nos Crafted in Berlin. A capital alemã é ainda a cidade europeia com maior número de restaurantes com estrelas Michelin.

Em Berlim, o melhor programa continua a ser uma visita à Ilha dos Museus, localizada no rio Spree, um conjunto que abriga cinco dos mais importantes museus da cidade – o Altes Museum (com coleção da família real prussiana), o Neue Museum (com coleção de peças do Egito Antigo), o Pergamon Museum (que reconstrói o altar de Pérgamo em tamanho real), o Alte Nationalgalerie (com obras de grandes pintores como Monet e escultores como Rodin) e o Bose-Museum (com vasto acervo de arte bizantina). Mais informações, acesse Visit Berlin.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!