Turismio de negócios

"A comida mineira é um sonho", diz presidente de Portugal na BTL Lisboa

Cozinha mineira é a protagonista do estande de Minas Gerais, ao lado de produtos típicos do Estado como queijo e cachaça; confira as fotos do evento

Por Paulo Campos
Publicado em 28 de fevereiro de 2024 | 16:15
 
 
 
normal

“A comida mineira é um sonho”, confidenciou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ao secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ao inaugurar o estande do governo de Mina, estrategicamente localizado em frente ao do Brasil, na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024) nesta quarta-feira (28). O chefe do executivo português degustou os Queijos Minas Artesanal Matriarca, de São Gotardo, e Roça na Cidade, da Canastra. O modo de fazer do queijo minas artesanal é candidato à patrimônio imaterial mundial pela Unesco.

O estande mineiro esteve superlotado a tarde toda. Passaram por lá o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, e o presidente da rede Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida – a rede portuguesa está erguendo um resort de luxo em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto.

“Portugal é um país importante para Minas e nossa conexão para a Europa. É Minas para o Mundo e o Mundo para Minas”. Serão dias intensos em que a cozinha mineira, nossos produtos típicos, serão apresentados aos participantes e várias negociações serão feitas com operadores. O objetivo de nossa participação na feira é atrair mais turistas para Minas”, destaca o gestor da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Além do presidente de Portugal, quem se rendeu aos queijos, aos pães de queijo, às cachaças, aos doces e aos cafés que estão sendo oferecidos aos participantes foi presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “A cozinha mineira acabou de apresentar uma mostra de como é espetacular, é uma das maiores gastronomia que o Brasil tem. Nós temos que divulgar na feira esse Brasil com S, seus sabores e saberes. O Brasil tem que ser conhecido por isso também e Minas Gerais é a porta de entrada”, disse.

Nesta quata-feira, o chef Felipe Rameh preparou três receitas especialmente para o evento: galinha na lata com creme de baroa, pequi e castanha de bar; porquinho crocante com banana caramelada, mini vegetais tostados e rotti (prato principal) e goiabada Tragaluz frita (sobremesa).

Minas Gerais marca presença pela segunda vez  na BTL com estande próprio. A participação na feira faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) para a promoção da cultura e turismo e conta como o apoio da concessionária BH Airport, da rede San Diego Hotéis e da Instância Governança Regional (IGR) Montanhas e Fé.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!