Evento

Abav Expo & Collab: Sebrae mostra sua atuação de norte a sul do país

Entidade de fomento ao turismo, presente nos 27 Estados da federação, também lança novos programas na feira

Por Paulo Campos
Publicado em 07 de outubro de 2021 | 18:12
 
 
normal

O Sebrae promoveu nesta quinta-feira o Meet Sebrae Produto Brasil, evento para a imprensa e as agências de viagens no Hard Rock Café, em Fortaleza (CE), para mostrar a atuação da entidade no turismo e lançar novos programas de apoio às empresas. Segundo Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, a proposta do evento é, principalmente, mostrar o trabalho do Sebrae realizado em todo o país com destinos turísticos, de norte a sul do país.

Ana Clévia esclareceu que o Sebrae marca presença nas 27 unidades de federação, apoiando as iniciativas dos órgãos de turismo locais e atuando não apenas nas capitais, mas tamnbém nas cidades do interior. "Esse foi um momento incrível, onde mostramos os produtos turísticos do Brasil, desde o turismo de base comunitária até produtos turísticos do mercado nacional. O Sebrae é hoje um grande parceiro dos destinos", afirmou Ana.

No Ceará, onde acontece a feira da Abav, o trabalho do Sebrae resultou em dois produtos turísticos já formatados e vendidos pelas operadoras e agências de viagens: a Rota das Emoções e a Rota das Falésias. Na região Norte, a entidade faz um trabalho etnográfico com as comunidades indígenas de Roraima, enquanto no Centro-Oeste um ddos destaques é a parceria com Bonito para a estruturação do destino.

No Sudeste, duas ações apresentadas foram o apoio à estratégia do governo de Minas de posicionar a gastronomia como produto a nível nacional e o programa SP Ecoaventura, em São Paulo. No Sul, o projeto Rota da Baleia França foi idealizado pela entidade, em parceria com os municípios litorâneos de Santa Catarina para fortalecer a profissionalização de pequenos negócios e fomentar a economia na baixa temporada.

A entidade  que contribui para governança e a estruturação de destinos turísticos  lançou recentemente, em parceria com a Abav, a segunda edição da pesquisa "Os Desafios das Agências de Turismo 2021", realizada em junho e julho deste ano. "Duas dificuldades apontadas pelas agências no levantamento foram as vendas e desconhecimento do perfil do cliente", cita Ana Clévia. Diante do diagnóstico, o Sebrae trouxe para a feira duas soluções para atender às agências.

Magda Nassar, presidente da Associação das Agências de Viagens (Abav Nacional), fez questão de ressaltar a importância da parceria com a entidade. "O Sebrae é um de nossos maiores parceiros. Estamos no segundo ano consecutivo da maior pesquisa sobre agenciamento no país, estamos sempre trabalhando juntos para fomentar o turismo. Agências, principalmente as pequenas, dependem da tecnologia e das soluções que o Sebrae vem desenvolvendo", destacou.

As soluções Brasil Mais e UP Digital buscam, respectivamente, aumentar a produtividade dos pequenos negócios e incentivar a transformação digital das empresas. Por meio desses programas, enfatiza o Sebrae, pode-se aumentar a eficiência das empresas, ampliar o faturamento, reduzir os custos e melhorar os processos em geral, além de alinhar as agências de viagens às novas necessidades mercadológicas, a transformação e a inserção digital.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!