Qual é sua relação com a Abreu Viagens? Conte-me um pouco dessa história.
MONTOVANI: Em 1985, fui convidado para assumir o escritório da Abreu em Belo Horizonte, com a responsabilidade de atender aos agentes de viagens de Minas Gerais, Brasília, Goiás e Espírito Santo.
Já conhecia a Abreu como operadora desde meus tempos de Varig. Naquela época, a Abreu já era a maior operadora nacional – ela se tornou conhecida no Brasil não só pelos pacotes para a Europa, mas também para a América do Sul, Estados Unidos e Canadá.
A operadora tinha roteiros de volta ao mundo também rodoviários com guias falando português no circuito andino e da costa leste à oeste norte-americana até o México. Foi uma experiência nova para mim superar os momentos difíceis e levar o nome da Abreu aos quatro cantos de Minas.
ANDRÉ: Por trabalhar em um representante que a operadora tinha em Minas, fomos contactados pelo diretor da Abreu no Brasil Ronnie Correa para abrir uma filial em Belo Horizonte. Em outubro de 2012, então, inauguramos a quinta filial da Abreu no Brasil. Em 2019, completamos sete anos da filial mineira.
Como você avalia a evolução da Abreu enquanto operadora nos últimos anos?
MONTOVANI: Desde sua fundação em 1840, a Abreu sempre acompanhou a evolução do mercado de turismo, procurando buscar novos destinos para oferecer aos clientes, e acreditou de imediato na elaboração de pacotes para grupos.
ANDRÉ: Pensando à frente do seu tempo, a Abreu sempre se antecedeu à concorrência, acreditando em destinos que vieram a ser sucesso. Investimos em excursões com guias falando português no Canadá, China, Turquia e Marrocos, por exemplo, destinos onde o idioma era uma barreira; apostamos em destinos que não vendíamos há muito tempo como os nacionais e ajustamos acordos que existiam em Portugal para o mercado brasileiro. Estamos sempre evoluindo e tentando entender as necessidades do mercado e dos passageiros.
O que diferencia a Abreu de seus principais concorrentes no mercado?
MONTOVANI: O que diferencia a Abreu dos concorrentes é a preocupação em atender os clientes não só uma vez, mas de criar um vínculo de cumplicidade, respeito, seriedade e comprometimento, qualificando todo seu staff de colaboradores.
Tudo é planejado com guias experientes, dando todo suporte às agências, para que o cliente não se preocupe com situações chatas, como chegar a um hotel e a recepção não encontrar sua reserva ou cobrar aquilo que não é devido. Ao viajar em excursão da Abreu, você não tem surpresas, uma vez que todas as hospedagens são conhecidas e testadas por nossos especialistas.
ANDRÉ: Hoje, temos três tipos de roteiros para Europa, conseguimos atender os mais diversos públicos e sempre mantendo a mesma qualidade. Nosso principal diferencial é o guia falando português – quando a Abreu começou a vender seus roteiros para a Europa no Brasil na década de 60, a operadora percebeu a necessidade de se ter um guia que falasse o idioma dos participantes da excursão.
Desde então, a Abreu sempre mantém guia falando português nos roteiros. E o importante: nossos guias são formados em história da arte e falam, no mínimo, cinco idiomas.
A Abreu está investindo muito em alguns destinos, como Peru e Marrocos, por quê?
MONTOVANI: A Abreu sempre investiu em todos os segmentos do turismo, fez novos acordos e garantiu um bom custo-benefício para os que queriam conhecer esses destinos. Mas nunca também deixamos de apostar na Europa, seja em suas belas capitais ou em seu interior, por isso o slogan “Com Abreu o mundo é seu”.
ANDRÉ: Ao longo dos anos, sempre apostamos em destinos que possam agregar cultura, conhecimento e prazer aos clientes em suas viagens. Turquia, Egito, China e Marrocos foram apostas que deram certo. Nesses casos específicos, além de batalharmos por melhores acordos comerciais tanto na parte aérea quanto na terrestre, investimos em mídia, comunicação e treinamentos para o staff e nossos clientes – as agências de viagens.
A Abreu sempre foi uma operadora reconhecida por vender Europa. Hoje, diversificou seus produtos e comercializa também pacotes nacionais. Por que ocorreu essa mudança de perfil?
MONTOVANI: Como operadora portuguesa, a Abreu sempre teve foco grande nos destinos europeus, mas nunca deixou de enxergar o mundo à sua volta.
ANDRÉ: Detectando a necessidade de abrir novos horizontes, novos produtos foram agregados em nossas prateleiras. Como os acordos com as principais redes hoteleiras e companhias aéreas do país já existiam, nada mais correto do que começar a comercializar pacotes para os destinos nacionais. Hoje, eles representam uma boa fatia de nossos negócios.
Ao comemorar 170 anos, a Abreu lançou um passatempo em que convidava os clientes a abrir o baú de recordações e procurar a documentação de viagens antigas realizadas com a operadora; ao comemorar 175 anos, lançou um livro com sua história. O que se pode esperar dos 180 anos?
MONTOVANI: Espera-se da Abreu sempre a postura de uma grande operadora, que nos seus 180 anos vendendo sonhos, continue a proporcionar aos milhares de clientes a possibilidade de realizar seus desejos e anseios de conhecer o mundo.
ANDRÉ: Estamos programando muitas novidades e promoções para nossos clientes e para quem ainda não nos conhece. Convidamos a todos que venham nos conhecer, que façam uma viagem conosco e vejam o quanto diferente é viajar com a Abreu.
Nova representante American Travel
Royalty Viagens, de Ricardo Soares – uma das agências com melhor custo-benefício da capital mineira – foi escolhida na semana passada para representar a operadora American Travel em Minas Gerais. Especializada em produtos para a Disney e com 22 anos no mercado, a American Travel entrou oficialmente em Minas em novembro do ano passado e já tem em seu portfólio muitos produtos internacionais.