A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e em parceria com o Sebrae Minas, deu início, nesta semana, à segunda edição do Dialoga Turismo, programa de consolidação da governança do turismo em Belo Horizonte.
A ação vai reunir nos próximos meses representantes de entidades, empresas, academias e órgãos ligados diretamente à atividade turística da capital mineira para a elaboração de um plano tático de retomada e desenvolvimento do setor.
Já definida, a programação vai de maio a julho desete ano e será totalmente online. Os interessados podem acompanhá-la pelo portal Belo Horizonte.
Oficinas
A segunda etapa do Dialoga Turismo dá continuidade às ações que se iniciaram no ano passado, quando o programa abriu um canal de comunicação com o setor oferecendo uma programação de lives com convidados de todo o país.
Posteriormente aconteceram oficinas onde os participantes puderam definir estratégicas para lidar não só com os desafios impostos pelos desdobramentos da pandemia, mas também sobre o futuro do turismo em Belo Horizonte pós-pandemia. Neste ano, chegou o momento de construir um plano tático.
“O Dialoga é um projeto importante justamente pelo seu caráter aberto e participativo. A ideia é que os próprios representantes do setor priorizem ações a partir das diretrizes que já foram estabelecidas por eles na edição anterior. Tudo isso contando com uma consultoria especializada”, explica Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Três eixos
As atividades do Dialoga Turismo serão divididas entre três eixos temáticos: "Belo Horizonte - Destino de Negócios e Eventos", "Belo Horizonte - Destino de Gastronomia, Patrimônio Arquitetônico e Cultura" e "Estratégias de Mercado para a Retomada".
Os participantes serão divididos em oficinas de trabalho e utilizarão uma plataforma para avaliar e hierarquizar ações. Ao final do processo, será lançado o Plano Tático Operacional do Dialoga Turismo.