A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, mas o setor de eventos já ensaia os primeiros movimentos. No último dia (17), a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) promoveu um road show no restaurante O Conde, na Cidade Jardim, direcionado ao trade turístico da capital mineira. O evento contou com a presença de 70 operadores e agentes de viagens.
O road show deverá passar pelas principais capitais brasileiras neste mês. Iniciou nas regiões Nordeste e Norte e passa nas próximas semanas pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e pelo interior paulista. "A proposta é apresentar os atrativos do Estado de forma descontraída e bem-humorada, assim como o turista costuma ser recebido no Ceará", afirma Luciana Fernandes, diretora executiva da Unicom/BBG Brasil, organizadora do road show.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará obteve o maior crescimento no índice de atividades turísticas do país em agosto, com 85%. Os roadshows também têm a função de reforçar o Ceará como destino seguro. O Estado recebeu em outubro o selo Safe Travels (Viagem Swegura) do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês). Minas também já recebeu a certificação. "O agente conhecendo as regras, pode vender o destino com mais propriedade", afirma o secretário de Estado de Turismo, Arialdo Pinho.
Os eventos estão seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos oficiais. O check-in é feito através de leitura de QR code, a temperatura dos participantes é aferida na entrada e os lugares são limitados. Para reforçar a descontração do evento, o humorista Amadeu Maia finaliza as apresentações com esquetes.