Entrevista

Covid-19: "Teremos que nos reinventar", afirma Magda Nassar, presidente da Abav

Representante das agências de viagens ainda não contabilizou prejuízos; dirigente da entidade acredita sairão fortalecidos da crise

Por Paulo Campos
Publicado em 27 de abril de 2020 | 15:40
 
 
 
normal

Principal representante das agências de viagens no país, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) ainda não contabilizou os prejuízos com o setor. "Não temos os números de quantas agências fecharam com essa crise, nem o Ministério da Saúde tem o número exato de pessoas infectadas. Mas essa também não é nossa preocupação no momento, nosso foco é manter a sustentabilidade das empresas", afirma Magda Nassar, presidente da entidade.

Sobre as medidas tomadas pelo governo federal para apoiar o setor, Magda Nassar considera que "não foi tudo 100% resolvido", mas a dirigente elogia as Medidas Provisórias que flexibilizam as relações de trabalho e libera linhas de crédíto pra financiar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas. "Estamos em constante processo de negociação", ressalta Magda, que elogiou o apoio e rapidez do Ministério do Público e do Procon em relação ao cancelamento, reembolso e remarcação das viagens.

Magda destacou que os agentes de viagens hoje são os grandes heróis do turismo. "Os agentes vão sair dessa crise como protagonistas. Ficou difícil, a partir de agora, o passageiro não ter um agente. Essa relação começou a mudar, e nosso papel é fortalecê-la nesse novo mundo", enfatiza. Magda ressalta que o “fator humano” deve pesar na futuras escolhas dos viajantes. "As pessoas vão precisar de um ser humano para atendê-la. Vão perceber que suporte é fundamental", acrescentou.

Depois do fim da pandemia, acrescenta Magda, o setor de turismo vai ter que se readequar à nova realidade e mudar a relação com os viajantes. "O mundo como era não vai existir mais. Vamos ter que nos reinventar", salientou. "Em um mês e meio estamos entregando medidas concretas, algumas que não conseguimos há anos. Teremos um período de adaptação quando sairmos dessa pandemia, por ser uma situação que jamais vivemos. Na nossa era isso nunca aconteceu, e espero que saiamos dessa muito mais fortalecidos", afirma.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!