Evento

Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo ocupa quatro espaços de BH

Evento acontece até quarta (22/6) na capital mineira. Programação terá os lançamentos de edital e dois novos espaços culturais


Publicado em 19 de junho de 2022 | 20:10
 
 
 
normal

Cerca de 2.700 gestores de cultura e turismo de vários municípios e associações parricipam da terceira edição do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, que começou nesta segunda-feira (20/6) e vai até quarta (22)..
 
O número é considerado um recorde pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), organizadora do evento. As duas primeiras edições foram realizadas em dezembro de 2021 e em março deste ano.
 
Desta vez, o encontro será realizado em diferentes espaços da capital mineira  Sala Minas Gerais, CDL, CCBB e Biblioteca Pública. A programação reúne ações que propõem maior transversalidade entre cultura e turismo e uma maior aproximação entre Estado e municípios. 
 
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a terceira edição celebra a diversidade de ideias, atrações turísticas e produção cultural que fazem a identidade do povo mineiro. Também será lançado o edital Minas para Minas: Minas para o Mundo.
 
Para Sérgio de Paula e Silva Júnior, presidente da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, o encontro é uma oportunidade de trocar informações com outros gestores, debater as políticas públicas e oferecer uma série de capacitações aos participantes.
 
Entre os destaques da programação estão as palestras “Inovação e sustentabilidade para patrimônios", “Como medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital” e “Cozinha mineira: cultura e turismo na mesa e na prateleira", com especialistas sobre os temas.
 
Nesta terça-feira (21/6), a partir das 9h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), o prédio amarelo do Circuito Liberdade, será apresentado o edital Minas para Minas: Minas para o Mundo, que liberará recursos da ordem de R$ 6 milhões para divulgar Minas no cenário internacional.
 
O último dia do encontro (quarta-feira, 22/6) será marcado pela apresentação do Centro de Patrimônio Cultural Cemig e Pinacoteca Cemig. Os novos espaços culturais serão lançados a partir das 14h30, na Casa do Patrimônio Cultural, o prédio verde que integra o Circuito Liberdade.
 
O evento também contemplará visitas guiadas aos equipamentos do Circuito Liberdade, visitas técnicas ao acervo do Arquivo Público Mineiro e ao setor de Obras Raras da Biblioteca Estadual, além de um roteiro cultural pelas exposições do CCBB e do P7 Criativo.
 
A programação completa pode ser acessada na plataforma Sympla.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!