Serra Gaúcha

Minas estreia dois estandes no Festuris, que começa nesta quinta em Gramado

Estado antecipa 2023 como o Ano da Criatividade, exibindo estande conceitual; produtos mineiros serão vitrine no Food & Drinks


Publicado em 03 de novembro de 2022 | 19:28
 
 
 
normal

Potencializar o destino Minas Gerais e promover a cozinha mineira clássica e contemporânea. É com a combinação desses dois eixos que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) participa a partir desta quinta-feira (3/11) da 34ª edição do Festival Internacional de Turismo (Festuris). Apesar dos bloqueios nas estradas do Rio Grande do Sul nos últimos dias, a organização confirmou a abertura do evento às 20h, no centro de convenções Serra Park, em Gramado.
 
Um dos mais prestigiados eventos de turismo da América Latina aguarda a participação de mais de 10 mil profissionais de turismo. Pela primeira vez, o Festuris ocupa dois pavilhões do centro de convenções, reunindo 120 expositores e mais de 1.700 marcas. Minas Gerais traz à feira dois estandes, um deles conceitual, com a proposta de transição entre a tradição e a modernidade, como se estivesse falando do presente, mas de olho no futuro.
 

O estande

 
O ponto central do estande é um portal com a bandeira de Minas, que direciona o olhar para um painel vermelho com uma mandala em flores e o slogan "A liberdade mora em Minas". O vermelho remete ao minério de ferro, à terra e, claro, à nossa bandeira. Uma pomba no centro da mandala revela que somos o Estado que busca construir uma cultura de paz: Minas é por dois anos consecutivo o Estado mais seguro do pais. Quando atravessa o portal, um caminho de leds no chão convida a atravessar os tapetes devocionais, os trilhos das estradas de ferro, os caminhos de pedras. É um convite ao turista a andar pelas estradas de Minas e nossas belezas.
]  
Se a pessoa olha para a esquerda, vê uma mesa de madeira com queijos artesanais e quitutes mineiros; se olha para a direita contempla uma sala de estar de fazenda com cadeira de balanço e mais quitutes. Um painel do teto da igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, do Mestre Ataíde, com asas de anjos em alto-relevo, abraça o balanço que convida a "voar" por Minas, a terra da liberdade. O estande não tem divisórias: pode-se entrar por todos os lados.
 

Criatividade

 
Segundo o secretário Leônidas Oliveira, tudo isso  é proposital. O estande se apresenta como uma instalação de arte na terra do turismo cultural: Minas Gerais, O projeto, por sinal, é do próprio Leônidas, não secretário, mas arquiteto. "Minas não é só tradição, mas se abre a todas as formas de linguagens, inclusive a vanguarda", ressalta. Depois de comemorar em 2022 o Ano da Mineiridade, onde se propôs a reflexão em descobrir "quem somos" e criar (ou reafirmar) nossa identidade, a proposta em 2023 é um ano voltado à criatividade. 
 
"A economia criativa é sinônimo de turismo. É dela que precisamos falar agora, porque, além de propiciar experiências e incentivar pequenos negócios, ela gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia", emenda o secretário.
 
Mais do que  fortalecer a atividade turística no Estado, a participação no Festuris visa mostrar o Estado como uma possibilidade de experiência verdadeira por meio da mineiridade. "É um convite para entrar no portal e descobrir nossas belezas, sejam elas naturais, paisagísticas, históricas, culinárias ou humanas. Estar em Minas é experienciar a síntese de brasilidade", salienta Oliveira.
 

Food & Drinks

 
Uma equipe da Secult-MG estará com uma lista de mais de 100 pacotes organizados por 71 empresas habilitadas no programa de turismo receptivo no Estado, o Minas Recebe, para apresentar aos buyers (compradores). Em uma mesa tipicamente mineira, os visitantes poderão apreciar um pouco dos sabores da cozinha mineira: queijos artesanais, cafés especiais, quitutes e quitandas. Produtores de duas cidades, Santa Rita do Sapucaí e Tiradentes, apresentarão seus cafés especiais.
 
Já na estreia do mais novo estande do Festuris, Food & Drinks Experience, Minas terá uma ilha gourmet com seis balcões para exposição e degustação de produtos típicos. No estande, atividades se revezarão na Arena Show. As quitandeiras de Paracatu Vânia e Glaucia vão demonstrar o preparo do autêntico pão de queijo, que poderá ser degustado em receitas com dois sabores: doce de leite e linguiça caipira. Já o barista e mestre de torra Rogério Maffort, de Tiradentes, vai preparar um café especial, levando os convidados a entenderem o porquê de o café mineiro ser tão inesquecível

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!