A vacinação avança em ritmo lento no país.  Até esta quarta-feira, 9,84%, ou seja, 26.709.790 da população, receberam doses da vacina. Em Minas Gerais, 9,18%, ou seja, 1.954.909 pessoas, foram imunizadas, entre elas agentes de viagens, operadores e pessoas do trade. Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, publicada recentemente, mostra que 84% dos brasileiros afirmaram que pretendem ser vacinar.

"A vacinação é uma etapa fundamental no processo de retomada, não só para o turismo como para a vida cotidiana de todos nós, mas ela não é uma alternativa aos protocolos sanitários, que eu acredito que ainda vamos ter que incorporar por um longo tempo. Boa parte deles para sempre até, eu arriscaria dizer", afirma Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira das Agências Viagens (Abav Nacional).

Segundo Roberto Nedelciu, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a vacina é fundamental para o turismo e a economia. "Vamos conviver com a Covid por um bom tempo, e a melhor forma é manter as medidas sanitárias para as pessoas se sentirem seguras para viajar. Estamos vendo uma tendência mundial de exigências de pessoas com vacina. As pessoas que querem viajar vão ter que vacinar", enfatiza.

Nesse espaço da coluna, começo a publicar as fotos dos vacinados do turismo:
Ana Maria Fulgêncio (Greentours), Antônio Geraldo de Pádua Jr. (Skal BH), Athenais Vilhena (Turisplan), Eliane Andrade e Reinaldo Fleming (Lifetour), Daura Alvarenga, Jésu Alfredo Amaral (Estufa Turismo), José Maurício de Miranda Gomes (Abav-MG), Maria do Socorro Mendes Brasil (Duomo), Maria Lúcia (Express Viagens), Mauro Froés (Locamil), Nádia Gonçalves (LCN), Paulo Pedrosa (Sindhorb), Saulo Froés (Lokamig) e Vânia Pinheiro (Brimpex).