Feira de negócios

WTM Latin America abre nesta terça-feira com com 4,5 mil reuniões agendadas

Por conta da demanda, organização estendeu a feira de turismo até sexta-feira (13), um dia a mais do que o anunciado

Por Paulo Campos
Publicado em 09 de agosto de 2021 | 23:43
 
 
 
normal

Começa nesta terça-feira (10) a 9ª edição da WTM Latin America, principal evento de turismo voltado para o público B2B (business-to-business) da América Latina. Pela primeira vez desde 2013, em função da pandemia de coronavírus, a feira terá formato 100% virtual. Como o foco é a geração de negócios, uma plataforma foi desenvolvida exclusivamente para o evento e terá um time de concierge monitorando e orientando visitantes e expositores no cumprimento de agenda e realização das reuniões.

Por conta do grande número de agendamento de reuniões, a equipe do WTM Latin America anunciou nesta segunda-feitra (9) que vai estender o evento por mais um dia. Sendo assim, ele também acontece na sexta-feira (13), das 10h às 14h. “O motivo de abrirmos uma data extra é o sucesso de reuniões confirmadas. Ultrapassamos a meta e temos 4,5 mil agendamentos”, ressalta Thaís Delben, gerente de marketing da WTM.

Até o momento, quase 1.100 agentes de viagens, 226 buyers (compradores) do Buyers’ Club e 106 hosted buyers (organizadores de eventos) confirmaram participação na feira. Também mais de 3.000 profissionais ligados diretamente ao setor de viagens se credenciaram, sendo 58% do Brasil e 42% internacionais. Além disso, a WTM Latin America terá 352 empresas expositoras de 19 países.

Tecnologia

Um dos destaques do WTM Latin America Virtual deste ano será o conjunto de discussões sobre as diferentes tecnologias que os países estão assumindo para seguir em frente e garantir a resiliência contínua para destinos e fornecedores de viagens. A 9ª edição contará com três sessões de 20 minutos com especialistas como Dan Richards, CEO da Global Rescue, Carlos Cendra, CMO da Mabrian Technologies, e Stephanie Boyle, chefe global de comunicações da Skyscanner.

Para Thaís Del Ben, esse painel focado em tecnologia pode auxiliar profissionais da área no impulsionamento de seus negócios. “Passamos por tempos difíceis e estamos no processo de retomada. Nesse meio tempo, a tecnologia se tornou algo ainda mais necessário. Quem souber utilizar essa ferramenta poderá colher bons frutos desde já e futuramente”, comenta.

LGBTQ+

Dois painéis voltados para diversidade ganharão destaque nesta edição. Clovis Casemiro, coordenador da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTABrasil), está à frente de um deles e exibirá dois destinos brasileiros — Pipa (RN) e Mato Grosso do Sul  que utilizaram campanhas e ações para atrair o público LGBT+.

Já o outro painel terá a participação de Otavio Furtado, diretor de turismo da Câmara LGBT, e abordará como as empresas atualmente estão atraindo turistas LGBTQIA+, com o que é preciso ficar atento para atender às suas necessidades e o que é possível fazer para se aproximar desse importante segmento de mercado.

“Abrir espaço para essas discussões é fundamental para um mercado mais diverso e inclusivo. Com os painéis, discutimos atitudes que não podem mais passar despercebidas no dia a dia, e contribuímos para que o mercado de viagens esteja cada vez mais capacitado e preparado para receber os turistas de maneira acolhedora e respeitosa”, comenta Thaís.

Mulheres

As mulheres terão uma participação ativa nesta edição do evento. O painel "Women in Travel: Quais são os desafios pós Covid?" apresentará os desafios a serem enfrentados pelo público feminino no pós-pandemia.  Também uma palestra formada por mulheres do setor debaterá as metodologias para recuperação da confiança dos turistas nos pós-pandemia. Um bate-papo também apresentará estratégias para aumentar o número de mulheres no setor. Outros temas previstos na programação são o turismo comunitário e o afroturismo.

Brasil

O Ministério do Turismo (MTur), que já tem um histórico de participações em feiras e eventos institucionais envolvidos com o trade, considera a participação no WTM Latin America essencial para a retomada do setor. Para o ministro Gilson Machado Neto, o evento marca a retomada do nosso setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia.

No estande virtual do MTur, todos os Estados brasileiros estarão presentes no evento. “Os Estados têm a função de fomentar o turismo em suas localidades, especialmente neste momento de retomada do setor, atraindo visitantes nacionais e internacionais”, complementa Machado, que também pretende mostrar as ações da pasta na retomada.

Mundo

Com foco na retomada do turismo, os expositores internacionais querem aproveitar o momento para se reposicionar e fortalecer as relações com o mercado latino-americano. É o exemplo da Polônia, que tem o Brasil como um dos mercados de interesse. Segundo Dorota Zadrozna, gerente de projetos da Organização de Turismo da Polônia, Brasil e Argentina são os dois países com maior incidência de colônias polonesas na América Latina.

“Em 2019, recebemos 27 mil brasileiros em nosso país e 15 mil visitantes vindos da Argentina. Acreditamos em um número ainda maior de turistas desses países. Contudo, muitos têm passaporte europeu e não são contados como visitantes latino-americanos de países de origem”, ressalta. Devido à pandemia de coronavírus, o destino europeu segue fechado para os turistas latino-americanos, mas continua a se promover no exterior.

Além da Polônia, estão confirmados na feira Egito, São Petesburgo (Rússia), Dubai (Emirados Árabes), Orlando (EUA) e Israel, além de grandes empresas como Meliá International Hotels, Nowergian Cruise Line eShiji Group, entre outras. Países como Egito e Israel possuem medidas mais flexíveis em relação à entrada de turistas provenientes de destinos latino-americanos, fazendo com que a promoção dos destinos na feira seja ainda mais vantajosa.

Egito

Com fronteiras abertas desde junho de 2020, o Egito tem tomado uma série de ações para fomentar a atividade turística, tornando-se um dos destinos líderes na recuperação pós-pandemia. Para falar dessa retomada, Madame Ghada Shalaby, vice-ministro do Ministério de Turismo e Antiguidades da República Árabe do Egito, participa de uma palestra nesta terça-feira (10). Na mesma vibe está Portugal, que está investindo  6 bilhões na indústria do turismo.

Nesta quarta-feira (11) é a vez de Edmund Bartlett, ministro do Turismo da Jamaica, falar dos programas e políticas de saúde que foram implementados para garantir a proteção e segurança dos visitantes. Também a Grécia traz seu ministro do Turismo ao evento, Haris Theoharis, para apresentar tecnologia e análise de dados preditivos para garantir o retorno seguro às viagens, vacinando, mantendo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e sendo elogiado globalmente pela recuperação. 

Para conferir programação completa, palestras e painéis da WTM Latin America Virtual, acesse esse link.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!