SOMOS TODOS

Voltei, e pra ficar!

Agora, a cada 15 dias um texto diferente será publicado, sempre aos sábados

Por RAQUEL PENAFORTE | RAQUELPENAFORTE@SUPERNOTICIAFM.COM.BR
Publicado em 11 de julho de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

“Ano novo, vida nova!”. É assim que gostaria de começar este texto. Apesar de estarmos em pleno mês de julho, no início do segundo semestre de 2020, tenho a sensação de que é chegada a hora de recomeçar. Especialmente neste ano – em que tantos planos, projetos e sonhos foram adiados (alguns, inclusive, cancelados) – iniciar algo novo, ou, no meu caso, reiniciar, é um grande privilégio. 

Primeiramente, quero anunciar o retorno oficial desta coluna. A Somos Todos está de volta ao Super Notícia, abordando todos os assuntos que envolvem a acessibilidade, a inclusão e os direitos e deveres das pessoas com e sem deficiência. Quem é leitor assíduo já deve ter lido algum dos meus textos e sabe que tento ser o mais democrática possível ao falar sobre a acessibilidade dentro da política, do esporte, nas questões que envolvem a cultura, na prestação de serviços e nos demais assuntos que surgirem no nosso cotidiano.

Entretanto, se este é nosso primeiro contato: prazer! Sou Raquel Penaforte, jornalista e especialista em acessibilidade comunicacional.

Para este recomeço, algumas coisas vão mudar. Uma mudança diz respeito à periodicidade da coluna. Agora, a cada 15 dias um texto diferente será publicado neste jornal, sempre aos sábados. A cada edição pretendo dividir com vocês um pouco da minha experiência profissional e, claro, aprender, descobrir e compartilhar coisas novas.

Também venho anunciar outra novidade, que, desta vez, vem dos meios digitais. Há pouco mais de três meses está no ar o boletim O Tempo Acessível. Para quem, assim como eu, é usuário do Instagram e segue o perfil do jornal O TEMPO nessa rede social, possivelmente já viu algum dos vídeos, produzidos e apresentados por mim, com as principais notícias da semana em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e com legendas em português, para ouvintes e surdos oralizados (que não usam Libras).

A ideia de fazer o conteúdo audiovisual em Libras já era antiga, mas a necessidade de incluir no meio jornalístico pessoas que não ouvem ficou muito grande neste período da pandemia do coronavírus. Por isso, desengavetei o projeto, repaginei o que era necessário e me joguei!

Para esta retomada, o que pretendo ter como guia é a nossa interatividade. De maneira colaborativa, espero receber de vocês dúvidas, sugestões, questionamentos e, sempre que possível, relatos e experiências de quem depende, vive e pratica a acessibilidade. Claro, falar de outros assuntos nesta coluna ou no boletim também está liberado. 

Para isso, deixo meu e-mail (raquel.penaforte@supernoticiafm.com.br) e Instagram (@raquelpenaforte) para que sejam nossos canais de comunicação. Tem alguma dúvida sobre acessibilidade? Sugestão de pauta? Reclamação? Então me chama e vamos juntos!

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!