A Copa do Mundo de 1986 teve um dono. No México, Diego Armando Maradona foi absurdamente sublime e fez de tudo. Em seu auge, o craque teve o jogo de sua vida justamente na partida mais aguardada pelos argentinos por conta de todo o contexto histórico e político do embate com a Inglaterra nas quartas de final. A Mão de Deus castigou o rival da Guerra das Malvinas, enquanto o absurdo Gol do Século acabou com o adversário dentro de campo. Com um dos gols mais bonitos e incríveis da história e um tento épico, o lendário camisa 10 lavou a alma de seu povo e vingou seu país em uma partida que transcendeu o futebol. No Estádio Azteca, Maradona aumentou absurdamente sua lenda, principalmente para os argentinos, se tornou o Deus mais humano que existe e já se consagrou mesmo uma semana antes de voltar ao mesmo palco para conquistar o Mundial.

Todo amante do futebol sabe das atuações e dos golaços épicos de Maradona, da inesquecível conquista argentina, das vitórias históricas sobre Inglaterra e Alemanha Ocidental com todos os ingredientes especiais. No entanto, nem todos conhecem a magia inesperada por trás do título albiceleste em 1986.

Essa história é contada no ótimo documentário “O Campeão Impossível”, lançado em 2016, comemorando os 30 anos da conquista hermana. Dirigido por Javier Novoa, o filme mostra com extrema riqueza de detalhes todas as dificuldades superadas pela Argentina, que chegou desacreditada e em crise ao México, com o técnico Carlos Bilardo sendo extremamente criticado pela imprensa e pelos torcedores argentinos. O time vinha de péssimos resultados e apresentações, se classificou no sufoco nas Eliminatórias e estava longe de ser considerado um dos favoritos no Mundial. No México, porém, tudo mudou. Bilardo conseguiu organizar os bons jogadores que tinha à disposição e o gênio Maradona teve liberdade para criar alguns dos momentos mais especiais e mágicos da história do futebol.

O ótimo documentário conta a história com depoimentos do próprio Bilardo e nomes de peso gigantesco não só naquela Copa, mas na história do esporte, como Gary Lineker, Hugo Sanchez, Lothar Mathaus, Jean Marie Pfaff, Karl Heinz Rummenigge, o árbitro Ali Bennaceur, que validou o gol de mão de Maradona contra a Inglaterra, e vários outros. A riqueza de detalhes e as entrevistas são extremamente ricas e merecem todos os aplausos.

“O Campeão Impossível” é uma ótima dica de filme para os amantes do futebol conhecerem mais sobre um dos Mundiais mais marcantes de todos os tempos.