TERAPIA ALTERNATIVA

Cura prânica, uma técnica antiga que 'cura' pelas mãos

Terapia atua não só no físico, mas nos níveis emocional e energético do corpo; técnica desenvolvida por um filipino ajuda a equilibrar a energia vitaldo organismo


Publicado em 30 de janeiro de 2009 | 18:24
 
 
 
normal

O gesto é instintivo e inconsciente: quando sentimos dor, levamos as mãos automaticamente ao local afetado. Naturalmente sabemos que em nossas mãos existe energia de cura. Os místicos acreditam que essa energia é a mesma que fazia de Jesus um curador.

Observando as pessoas,Choa Kok Sui, mestre filipino de origem chinesa, estudou 20 anos até desenvolver a cura prânica. Inicialmente, sua curiosidade era desvendar as propriedades curativas das práticas e filosofias da Índia, China e do Tibete, como ioga, qi gong, acupuntura e medicina aiurvédica.

Choa fez associações entre doenças e chacras (centros de energia vital distribuídos ao longo da coluna). Ele descobriu que cada desequilíbrio de energia desencadeia um tipo de problema orgânico. E, quando se harmoniza o campo energético, acontece a cura no plano físico.

Atualmente, a cura prânica vem sendo praticada em mais de 50 países. Existem escolas e centros para formação de terapeutas em praticamente todo o mundo.

Darci Fernandes Rosi, terapeuta de cura prânica há 12 anos e instrutora licenciada e certificada pelo Institute For Inner Studies, em Manila, Filipinas, ensina que a cura prânica é uma ciência com técnicas modernas baseada em conhecimentos milenares fundamentada em pesquisas desenvolvidas por estudiosos holísticos, médicos e cientistas.

"Ela restabelece o equilíbrio físico, mental e espiritual do indivíduo. É uma ciência complementar à medicina convencional. Trabalhamos com a energia vital, de forma científica e sem qualquer vínculo religioso, mas reconhecendo e respeitando a existênçia divina de nosso Pai maior, Deus",ensina a terapeuta.

E você? Você acredita em terapias como a cura prânica,
que promete equilibrar a energia
física e emocional apenas
com a imposição das mãos? Clique e vote em nossa enquete!

Durante a sessão, o paciente fica sentado ou deitado "com o pensamento elevado a Deus e à sua cura. É fundamental ficar receptivo à cura prânica. O terapeuta escaneia todos os centros de energia sem tocar a pessoa. Faz uma pequena entrevista em que o paciente relata o que o está incomodando,lembrando sempre que o terapeuta prânico não dá diagnóstico, isso é tarefa dos médicos", enfatiza Darci.

O passo seguinte é a limpeza e energização de cada chacra, usando a imposição das mãos e sem tocar a pessoa. A "sujeira" energética é jogada em uma bacia com água e sal grosso. Esse procedimento é repetido tantas vezes quantas forem necessárias para equilibrar a energia em cada chacra.

O tempo de duração do tratamento depende da gravidade da doença e do tempo de manifestação da enfermidade. "Essas vibrações energéticas atuam com eficiência e rapidez no corpo de nossa alma, chamado etérico, e chega até o nosso corpo físico. Mas o processo ocorre naturalmente, sem promessas, fanatismo ou expectativas exageradas", ensina a terapeuta.

Darci ressalta que a cura prânica, "com toda certeza, trata em primeiro lugar os corpos de energia mental e emocional para que o físico possa receber alimento (energia vital. Isso gera um corpo mais saudável, um coração mais generoso e e mais felicidade".

Ela lembra que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se submetar à cura prânica, uma técnica sem contra-indicações.

Ela vem sendo empregada "com bons resultados em casos de ansiedade, estresse, traumas, medos, fobias, distúrbios endócrinos, depressão, doenças cardíacas, Aids, psicoses, câncer, dependência química de drogas,alcolismo,diabetes, crianças e adultos com dificuldade de aprendizado e memorização, e, principalmente, como prevenão de todos esses males", pontua Darci.

Mas qual a diferença entre a cura prânica e o passe? "Ela não tem vínculos religiosos, nem dogmas e mistérios. Ela é uma ciência", diz Darci ao emendar que "o sonho de cada terapeuta é que em cada cada tenha um curador prânico para que o mundo possa se tornar melhor, com menos violência, mais misericórdia e qualidade de vida".

Prana é uma palavra de origem indiana que quer dizer energia absoluta ou universal e indispensável a todas as formas de vida. Segundo as escrituras hindus, a criação é composta por matéria, energia e mente. O prana corresponderia ao conjunto de todas as energias existentes, manifestadas ou não.

A cura prânica afirma que, quando as nossas energias se desequilibram e as negativas ou residuais não são eliminadas, originam-se bloqueios que podem levar a distúrbios emocionais, psicológicos e com o tempo, a doenças físicas. "Estresse, falta de exercício e de descanso, hábitos negativos, alimentação desequilibrada, atividade psíquica desapropriada, situações traumáticas e choques emocionais, por exemplo, podem originar desarmonias que originam sintomas como perda de vitalidade, fadiga, dores sem causa física, irritabilidade e outros", afirma Darci.

Benefícios

1 - Reforça o nível energético e ajuda a acelerar o processo de cura

2 - Reduz o estresse físico e mental

3 - Fortalece o sistema imunológico

4 - Retarda o envelhecimento

5 - Alivia os efeitos colaterais da quimioterapia ou outros tratamentos mais agressivos

6- Promove emoções positivas

7 - Melhora a qualidade física, mental e espiritual

8 - Melhora as performances esportivas e otimiza a atividade mental

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!