Recuperar Senha
Fechar
Entrar

A versatilidade do damasco

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 17/09/07 - 17h01

Em coquetéis, ele geralmente é servido com queijo brie, em deliciosos crostines. Nas confeitarias, é ingrediente para o preparo de docinhos e tortas, principalmente as servidas durante o Natal. No dia-a-dia, a geléia enriquece qualquer café da manhã ou chá da tarde. E há, ainda, várias receitas de refeições completas que misturam o leve sabor do damasco àsmais diversas iguarias, principalmente carnes de aves e suínos.

Tanta versatilidade gastronômica vemdo fato de o damasco, apesar de saboroso e suculento, ser uma fruta neutra, que harmoniza bem com vários tipos de acompanhamento. Provam as inúmeras receitas servidas nos restaurantes da cidade. Um exemplo vem do recém-inaugurado Hermengarda, especializado na cozinha brasileira e contemporânea. No cardápio fixo, Guilherme Melo, chef e proprietário da casa, destaca o lombo grelhado com molho de cupuaçu e farofa de azeitonas e damascos.

“A receita originalmente é turca: seria uma farofa com base de cuscuz. Mas, como todos os pratos servidos no restaurante, foi adaptada aos moldes brasileiros. Daí a introdução do damasco que, apesar de não ser uma fruta típica, está bem difundida no país.” Guilherme conta ainda que pretende ampliar a participação da fruta no cardápio. “Todas as semanas lançamos novos pratos. O damasco combina com tudo, porque é uma fruta doce,mas também suave. Então, pode ser muito explorado na gastronomia, principalmente como umdiferencial.”

Além de versátil, o damasco tem poucas calorias (cerca de 50 kcal em três damascos frescos e 85 kcal em dez metades secas), não contém gorduras e é altamente nutritivo. Também conhecida como abricó, a fruta possui ainda propriedades afrodisíacas, o que se deve principalmente ao perfume, cor e textura, suave e suculenta. Segundo o feng-shui, a cor do damasco estimula os sentidos e, o fruto, a luxúria.

Se não faltammotivos para degustar receitas a base da fruta, outra farta opção vem do cardápio de sobremesas. Na Confiserie du Chocolat, o damasco seco leva recheio de amêndoas. Segundo a chef e proprietária Cynthia Geo, a concha de damasco recheada comamêndoas (veja receita commodo de fazer) é um sucesso. “Por ser uma fruta neutra, saborosa e de fácil aceitação como agridoce, recebe bemvários acompanhamentos.” E quem resiste? (LauraValente)

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

A versatilidade do damasco
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Ou conecte-se com:
Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View