COZINHA

Pequena, mas funcional

Designer de interiores mostra que espaço ganha profundidade com técnicas corretas

Por Renata Teixeira
Publicado em 18 de abril de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Nos tempos de hoje, em que, de maneira geral, os apartamentos estão cada vez menores, a cozinha é um dos cômodos que mais sofrem com o aperto. Na tentativa de encaixar muitos móveis e eletrodomésticos onde não cabe quase nada, a geladeira, por exemplo, pode acabar ficando na área de serviço.
 
Nestes casos, a otimização do espaço e dos recursos se faz muito necessária. A primeira dica para isso é utilizar a cozinha apenas para a atividade única para a qual ela foi criada. “Temos que excluir outros tipos de atividades na cozinha e otimizar seu espaço destinado a sua primeira função: cozinhar os alimentos”, ensina a designer de interiores Roberta Cavina.
 
Segundo ela, na hora de montar a cozinha, o tamanho dos eletrodomésticos também deve ser levado em consideração. Não adianta ter um fogão de seis bocas se não houver espaço para colocá-lo. “O mercado oferece geladeiras e micro-ondas menores, bem como fogões com dois queimadores, por exemplo. Se a metragem permitir, pode ser criada uma pequena ilha para estender o espaço de trabalho e facilitar as atividades”, afirma Roberta.
 
Se o espaço é pequeno, as cores e a decoração também podem ser grandes aliadas. Elas devem ser bem escolhidas para ajudar na composição do ambiente e evitar o efeito sufocante. Cores muito fortes, por exemplo, não são bem-vindas em locais muito apertados. “A sugestão é optar pelo clean, linhas retas para um efeito mais suave, pois é nos espaços pequenos que temos mais facilidade de enxergar o que está pesando o ambiente”, destaca Roberta.
 
A designer de interiores explica, ainda, que o MDF dos móveis deve ser sempre de tom claro na parte superior, pois é onde a luz é refletida, gerando mais leveza à cozinha. Vidro e aço inox também são materiais indicados para pequenas cozinhas, pois dão impressão de profundidade ao ambiente. “A escolha de um revestimento para dar um pouco de vida ao espaço deve estar sempre combinada com o branco”, completa.
 
Organização
 
Além da decoração voltada para pequenos ambientes e materiais que ajudam a disfarçar a falta de espaço, a organização deve estar sempre em dia, principalmente em uma cozinha reduzida.
 
A limpeza deve ser constante para evitar acúmulo de louça na pia. Os objetos devem ser guardados após o uso, assim como os eletrodomésticos, para eliminar de vez a poluição visual. “Deixe na cozinha somente o indispensável para uso. Tumultuar os objetos só diminui e polui o espaço.
 
Procure deixar os utensílios e louças de pouco uso nos lugares mais altos dos móveis, além de agrupar os temperos no mesmo local. Optar por escorredor de pratos e talheres embutido no armário também é uma dica para uma boa organização”, frisa Roberta.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!