Nesse paraíso cravado no município de Aquiraz, distante16 km de Fortaleza, no Ceará, a máxima “sombra e água fresca” ganha contornos coloridos e radicais. Trata-se do Beach Park, que neste mês completou 30 anos como o segundo melhor parque aquático do mundo, de acordo com avaliação dos usuários do renomado site de viagens TripAdvisor.

Com DNA tropical e vocação para receber famílias em busca de diversão, o parque inaugurou, no último dia 2, o Vaikuntudo, maior tobogã do mundo na categoria tornado, além de um novo espaço de convivência e entretenimento, intitulado Vila Azul do Mar. A reportagem esteve lá para conferir de perto o brinquedo.

Não é preciso saber nadar para aproveitar a maioria das 18 atrações do complexo turístico, embora não faltem opções para quem queira dar um bom mergulho. O parque foi erguido em Porto das Dunas, uma praia de areia branca, mar azul e morno. Voltando aos brinquedos, é possível desaguar – com ou sem boia – em piscinas com profundidades a partir de 90 cm.

Pode parecer pouco, mas a chegada tranquila não tira a forte emoção vivida ao longo da queda. O novo Vaikuntudo, que custou nada menos que R$ 13 milhões, proporciona uma descida de 20 segundos a 43 km/h, em boias que acomodam até quatro pessoas por vez.

O trajeto inclui curvas sinuosas, queda de quase 90° e funil gigante (18,5 m), onde a boia desliza pelas bordas até alcançar a passagem que leva a mais um tubo de 240 m de comprimento. Frio na barriga, adrenalina nas alturas e diversão garantida.

A experiência no Beach Park vem acompanhada de segurança, com salva-vidas treinados por uma empresa norte-americana, de prontidão para agir em emergências ou ajudar aqueles mais desorientados na hora de sair da água.

“Os brinquedos são bem projetados. Então a questão da segurança é bem cuidada, inclusive a aquática, que também é levada muito a sério”, diz Murilo Pascoal, diretor geral do complexo, destacando que o novo brinquedo deve trazer um incremento de 10% no número de visitantes do parque – foram cerca de 950 mil pessoas só neste ano.

Especial para o Pampulha*