Doze empresários do setor de construção civil e de locação de materiais do Norte de Minas relatam que não receberam pelos serviços prestados na expansão da unidade da multinacional Novo Nordisk em Montes Claros. Segundo os fornecedores, a dívida acumulada ultrapassa R$ 3 milhões, provocando dificuldades financeiras e colocando em risco a continuidade de seus negócios e empregos na região.
De acordo com os empresários, os pagamentos realizados pelo Grupo Telmec (RMP/Telmec e CPC), responsável pela execução da obra, foram feitos corretamente apenas nos primeiros meses. A partir de março de 2025, os atrasos se tornaram constantes. Apesar de notificações e tentativas de acordos amigáveis, inclusive aceitando novas propostas de pagamento a partir de junho, nenhuma das promessas foi cumprida, segundo eles.
Diante da falta de resposta, os fornecedores procuraram a Novo Nordisk, que inicialmente não os recebeu. Após insistência, houve uma reunião na qual a multinacional ouviu as queixas e se comprometeu a intermediar uma solução com a Telmec, compromisso que, até o momento, segundo os empresários, não foi cumprido. Na semana de 18 de agosto, várias notificações extrajudiciais foram enviadas à Novo Nordisk, mas ainda não houve manifestação oficial.
A maioria dos empresários afetados são micro e pequenos empreendedores que relatam enfrentar grave crise financeira, com dificuldades para manter os negócios ativos e preocupação com o futuro da mão de obra local. “Todo o trabalho foi realizado e entregue com qualidade. Muitos de nós investimos alto para atender às demandas da obra e agora estamos sem crédito e sem resposta. É um descaso inaceitável”, desabafa um dos empresários.
Posicionamento da Novo NordiskSão Paulo, 22 de agosto de 2025 – A Novo Nordisk, líder global em saúde, reafirma seu compromisso com a ética, integridade e transparência em todas as suas relações institucionais e comerciais. A companhia acompanha de perto e com seriedade os desdobramentos envolvendo a empresa contratada Telmec (RMP Construções e Engenharia Ltda.) e seus fornecedores e prestadores de serviço no projeto de expansão da planta industrial de Montes Claros (MG), reforçando seu compromisso com a boa-fé em suas relações comerciais.
Todas as obrigações contratuais da Novo Nordisk com a Telmec vêm sendo rigorosamente cumpridas, conforme os acordos estabelecidos, as regras internas da companhia e com a legislação vigente.
A Telmec é responsável pela contratação direta de seus parceiros comerciais, conduzindo de forma autônoma suas negociações, incluindo termos, condições e pagamentos, sem qualquer ingerência por parte da Novo Nordisk.
Embora não tenhamos responsabilidade direta sobre os fatos noticiados, reconhecemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente o ocorrido. A relação com parceiros comerciais e fornecedores é um diferencial positivo da Novo Nordisk em todo o mundo, e seguimos empenhados em manter os mais altos padrões de conduta e responsabilidade.