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Picapes se transformaram em objeto de desejo do consumidor

Cada vez é maior o investimento dos fabricantes no segmento de picapes, que lançam novas versões e agregam conteúdo em conectividade e conveniência

Por Raimundo Couto
Publicado em 30 de abril de 2021 | 07:00
 
 
 
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Ao longo de seus sessenta e cinco anos, se contarmos o começo da produção nacional de veículos, o mercado brasileiro experimentou as mais diversas situações. Durante todo este tempo a preferência do consumidor por determinado segmento passou por muitas mudanças. De acordo com as novidades e o ineditismo dos frequentes lançamentos, o cliente ia migrando de uma categoria para outra. Os mais veteranos se recordam que houve um tempo que os carros de duas portas ou cupês, tinham a maior simpatia do público. Depois foi a vez dos sedãs, os modelos maiores de quatro portas. Passamos pelas peruas, atravessamos um período em que monovolumes ditaram moda e assim que surgiram os SUVs, ou os esportivos utilitários, estes se transformaram nos “queridinhos” do mercado. Certo? Em parte. Isso porque de uns anos para cá foram as picapes que se destacaram em um cenário que não assistia grandes mudanças. Enquanto o comércio de veículos novos experimenta queda no acumulado do primeiro trimestre, as picapes crescem em vendas. O agronegócio em alta e a maior demanda por este tipo de produto, que parte de um novo tipo de público jovem e urbano, são os principais impulsionadores do mercado. E a tendência não é só no Brasil, a produção e venda de picapes está em franco crescimento mundo afora.

Recordista

Hoje quase a totalidade dos fabricantes no Brasil conta em seu portfólio com a oferta de picapes, pode ser com caçamba simples ou dupla, motor flex ou movido a diesel, câmbio mecânico ou automático, tração 4x2 ou 4x4, tem para todos os tipos de gosto, necessidade e aplicação. Mas um detalhe ajuda a definir a preferência do consumidor por esta ou aquela marca, a tradição e expertise que só anos de estrada são capazes de conferir. E neste quesito a americana Ford ganha relevo por sua trajetória vitoriosa neste segmento e em especial com um produto especifico, a picape Ranger. Ela foi lançada na América do Sul em 1994, importada dos Estados Unidos, e em 1997 começou a ser produzida na Argentina. Desde então, já vendeu mais de 400 mil unidades na região – sendo cerca de 285 mil da nova geração global, lançada em 2012. Em 2018, foi a segunda picape média mais vendida na região e no ano seguinte passou por uma significativa reformulação, que passou por um profundo trabalho na suspensão, calibração de motor, acabamento e muito mais conectividade e interação. A Ranger é um dos pilares da linha de produtos da Ford, a maior montadora de picapes do mundo. Como produto global, ela tem a vantagem de reunir características que superam os requisitos locais de desempenho e qualidade dos mais de 190 mercados onde é vendida. A picape detém a supremacia mundial, só no ano passado foram comercializadas 1 milhão de unidades em todos os cento e noventa países em que é vendida.

Ranger Storm

Quanto maior a oferta de opções dentro da linha, maior será, também, a possiblidade de manter cativo o atual consumidor, além da possibilidade de trazer novos clientes para o segmento. Pensando assim Ford lançou duas versões de sua Ranger, a Storm e a Black. A primeira tem como destaque no visual, a grade dianteira com o nome Storm, as faixas no capô e nas laterais, alargadores de paralamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta. Emprestadas da série especial global Wildtrak, as lanternas traseiras trazem lentes escurecidas. São dois os acessórios disponíveis, o snorkel e a capota marítima. A tração é 4x4, transmissão automática, diferencial traseiro blocante e motor Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, o mesmo que já empurra as versões de topo XLT e Limited. São 200 cv de potência e torque de 47,9 kgfm.

Ranger Black

Sucesso no mercado norte-americano a versão denominada como Black, da Ranger, se destaca pelo visual com tonalidades escurecidas e sofisticação que visa atender aquele consumidor que usa sua picape no dia a dia, mas que terá sua presença sempre notada durante programas noturnos e também em passeios aos fins de semana. A peculiaridade da Ranger Black, claro, está em sua visual diferenciado, mas também na oferta do motor movido a diesel e a tração 4x2. As rodas são de liga leve de 18 polegadas na cor preta. O rack do teto tem capacidade para suportar até 80 kg de carga, pode transportar bicicletas e outros equipamentos. Bancos forrados em couro, assim como o volante e descansa braço central. Exclusiva na opção com cabine dupla e câmbio automático. A central multimídia SYNC 3 que inclui o FordPass TM Connect, oferece vários recursos e completam ainda mais os itens de série da picape conectada aos novos tempos.

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