As obras de ligação da Via Expressa de Betim à cidade de Brumadinho, na região metropolitana, devem ser iniciadas ainda em 2025. De acordo com o prefeito de Betim, Heron Guimarães (União), as intervenções receberam o aval do governo de Estado e os recursos serão provenientes do acordo de repactuação do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019. A expectativa da prefeitura de Betim é que as obras melhorem o fluxo entre Belo Horizonte, Contagem, Betim e Brumadinho, e que uma pessoa que saia do centro da capital consiga chegar ao museu em cerca de 20 minutos.
“Já discutimos esse assunto com a secretária de Estado e Gestão, Luísa Barreto, e o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares. Essa obra terá recurso proveniente da compensação pelo crime da Vale em Brumadinho, e por isso os recursos vêm exclusivamente do Governo Estadual. Inclusive, quero agradecer ao governador que, no sexto dia de gestão, já anunciou isso para Betim”, afirmou Heron durante entrevista ao programa Café com Política, do canal O TEMPO, nesta quinta-feira (9 de janeiro).
De acordo com o prefeito, a licitação deve ocorrer nos próximos meses e a expectativa é que as obras comecem ainda este ano. “Esse projeto vai trazer muita celeridade, não só para Betim, mas para todo o eixo metropolitano, incluindo Contagem e BH, permitindo acesso ao maior museu a céu aberto da América Latina de uma forma muito mais segura e eficiente.”
Desafios no Rodoanel e no Anel Rodoviário
Além da ligação a Via Expressa, Heron destacou outros projetos de mobilidade que estão em pauta, como o Rodoanel e o Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O novo prefeito mencionou divergências entre o governo estadual e a administração municipal sobre alguns pontos, e afirmou que tem mantido diálogo com os secretários de Estado. “Existe uma divergência entre o projeto do Estado e o que o município considera importante. Nessa reunião, já começamos a destravar alguns debates, pois há pontos nos quais não concordamos. Vamos avançar nisso”, afirmou.
O traçado final do Rodoanel é um dos principais impasses entre as prefeituras de Contagem e Betim e o Estado. Em agosto de 2023, uma nova proposta foi apresentada pelo governo de Minas, mas as mudanças ainda não atendem a todas as demandas feitas pelas administrações municipais. Os principais questionamentos feitos pelos prefeitos das cidades afetadas foram em relação aos impactos sociais que seriam causados, já que a construção da futura rodovia passaria por áreas densamente povoadas nos dois municípios, além de impactos ambientais, visto que o projeto inicial previa o Rodoanel Metropolitano cortando a área de preservação ambiental da Bacia de Várzea das Flores.
Heron também ressaltou a necessidade de parcerias para viabilizar os investimentos, uma vez que grande parte do orçamento de Betim está comprometida com saúde, educação e folha de pagamento. “O Vittorio, brilhantemente, já firmou o Termo de Ajustamento Municipal, que trabalhou com a iniciativa privada para realizar as obras, porque o comprometimento financeiro das contas do município é muito grande. Hoje, investimos 27% na saúde e quase 30% na educação, além de 30% com a folha, sobrando pouco para investimento”, explicou.
Segundo ele, a gestão aposta em parcerias para destravar o Rodoanel e mobilizar recursos para outros projetos. “Imaginamos que, para os anos de 2025 e 2026, teremos entre R$ 270 e R$ 400 milhões para fazer investimentos em vias importantes no que se refere à mobilidade urbana”.