Blocos de carnaval e artistas de Belo Horizonte promovem, nesta sexta-feira (3/10), um festival como mobilização para acompanhar a votação do projeto de gratuidade no transporte coletivo da capital mineira, conhecido como Tarifa Zero. O evento começa às 14h, pouco antes da sessão em plenário que vai discutir a proposta na Câmara Municipal. Artistas como Djonga e Fernanda Takai estão previstos para participar do “Busãopalooza”.
Nas redes sociais, a organização do evento, que conta com o movimento Minha BH, convida a população para participar e pressionar pela aprovação do texto. Além dos blocos de carnaval, mais de 20 artistas aparecem no “line up” do festival.
“O povo de BH vai estar presente em peso, junto com artistas, blocos de carnaval e influenciadores da cidade, acompanhando de perto os votos de cada um dos vereadores. Vamos transformar esse momento num marco histórico da mobilização popular”, diz uma publicação.
Na última semana, movimentos sociais vêm aumentando a pressão por ônibus gratuito em Belo Horizonte. No último sábado (27/09), um evento semelhante reuniu blocos tradicionais do Carnaval da capital mineira em frente à Casa Legislativa como mobilização a favor do projeto de lei.
Por outro lado, setores econômicos se posicionam contra e buscam contatar os vereadores de Belo Horizonte para que reprovem o texto, encabeçado pela vereadora Iza Lourença (PSOL).
O projeto será votado em primeiro turno nesta sexta, às 14h30, com a Câmara ainda dividida sobre o texto. Nessa quinta (2/10), em sessão na Casa, vereadores a favor e contra a proposta fizeram discursos no Plenário, apontando pressão que estariam sofrendo para aprovar ou derrubar a proposição.