Uma comitiva com deputados do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) veio de Brasília à cidade de Belo Horizonte nesta segunda-feira (3 de fevereiro) para o velório do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso. Ex-prefeito de Contagem e ex-deputado federal, o político morreu no domingo (2), aos 86 anos, com falência múltipla dos órgãos, e foi velado no Palácio da Liberdade.

O atual presidente da sigla, Baleia Rossi, foi quem liderou o grupo que saiu da capital federal no início da tarde em um voo comercial. Com participação na solenidade prevista para as 15h, o grupo só chegou ao local do velório por volta das 16h, já no encerramento do velório.

“Queria dizer que o MDB está em luto, porque nós perdemos um grande líder. Também quero lembrar que o Newton Cardoso, carinhosamente chamado por 'Newtão' por todos nós, ele foi fundador do PMDB, hoje MDB, e tem um legado que vai ser lembrado sempre aqui em Minas Gerais e no Brasil”, anunciou Baleia Rossi pouco após chegar no velório. 

O presidente do partido relembrou a trajetória de Newton Cardoso como prefeito de Contagem por mandatos e como deputado federal, também por três vezes, além de ter sido vice e governador de Minas Gerais. “Newton era reconhecido como um trator pelas obras que fez e vai ser sempre lembrado por isso. Nós viemos aqui eu, deputado Priante do Pará, deputado Alexandre Guimarães do Tocantins, deputado Yuri do Paredão do Ceará e tantos outros líderes do MDB para dar um abraço em toda a família”, completou.

Minutos após Rossi falar com a imprensa, o caixão com o corpo de Newton Cardoso foi erguido ao caminhão do Corpo de Bombeiros, carregado por militares. O veículo seguiu em cortejo com familiares e amigos até o cemitério Renascer, em Contagem, onde o corpo será cremado.

O cortejo fúnebre do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso (MDB), começou pontualmente às 16h desta segunda-feira (3) e seguirá do Palácio da Liberdade, onde o corpo do político foi velado, e para Contagem, na região metropolitana, onde ocorrerá a cremação. pic.twitter.com/bu99UBNrXU

— O Tempo (@otempo) February 3, 2025

Morte de Newton Cardoso

Nascido em Brumado, no Sul da Bahia, Newton Cardoso era separado e tinha quatro filhos. Além de ser governador de Minas Gerais, teve três mandatos como prefeito de Contagem na região metropolitana de BH, e três para deputado federal. 

Cardoso estava internado em um hospital na capital mineira desde pelo menos a última sexta-feira (31 de janeiro), de acordo com sua família. Ele faleceu no domingo (2 de fevereiro), após falência múltipla de órgãos. A família não informou a causa da condição.