Presente no velório do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), o deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB) relembrou as alianças políticas que se formaram no segundo turno das eleições de 2024 para a reeleição do chefe do Executivo. Conforme o parlamentar, o prefeito teve um papel importante na luta contra o radicalismo político durante sua trajetória. O corpo de Fuad foi velado na tarde desta quinta-feira (27 de março) na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

Paulo Abi-Ackel conta que conheceu Fuad nos anos 2000, no mandato de Aécio Neves (PSDB) como governador de Minas.

“Ele foi o político que enfrentou uma jornada muito dura nas eleições, contra o radicalismo, conseguiu convergir em torno dele vários partidos políticos mais ao centro, mais moderados, vamos chamar assim, e isso mostrava bem como era o temperamento do Fuad, um homem tranquilo, um homem sereno, um homem do diálogo, um homem sem radicalismos, e eu tenho certeza que Belo Horizonte perde muito.”

Conforme o deputado, a expectativa é que o vice-prefeito, Álvaro Damião (União), que assumirá o Executivo da capital mineira, siga os ensinamentos de Fuad. “O Fuad nos deixa essa lição: além da luta pela vida, que é um negócio que impressionou a todos nós, a luta por BH”, diz. “Eu lamento como amigo que fui dele, lamento por sua família, lamento pela luta que ele travou com a doença, lamento a luta que ele travou simultaneamente para ganhar a eleição, e lamento, principalmente, pelo Brasil, por Minas e por Belo Horizonte, que perdem um grande político.”